Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

25.04.2018 14:15

Acadêmicos de direito da Unic visitam TJMT
Compartilhe
Tamanho do texto:
Dessa vez foram os acadêmicos do 9° e 10° semestre de direito da Universidade de Cuiabá (Unic), Campus Beira Rio, que conheceram as instalações do Tribunal de Justiça de Mato Grosso por meio do programa Nosso Judiciário, na última quarta-feira (24 de abril).
 
Os alunos passaram pelos gabinetes dos desembargadores, assistiram à sessão de uma das Câmeras e concluíram o tour no Espaço Memória. Lá eles tiveram contato com um pouco da história do Poder Judiciário, contada a partir de fotos, obras de arte e documentos, e foram recebidos pelo desembargador Rondon Bassil Dower Filho, que compartilhou sua experiência enquanto magistrado motivou os alunos e elogiou o projeto.
 
“É muito importante aproximar os estudantes do Poder Judiciário. A partir do momento em que o Tribunal abre suas portas ao público e explica como é o seu funcionamento, ele contribuiu para que a população compreenda melhor o papel do órgão que administra a justiça em seu Estado” disse.
 
A professora de Direito, Giselda Rocha acompanhou os alunos durante toda a visita. Para ela o tour aproxima os alunos e proporciona uma experiência única. “É de suma importância essa oportunidade dada aos acadêmicos, eles acabam conhecendo a estrutura, a divisão das câmaras e acaba desmitificando a imagem de que o tribunal não é tão acessível”.
 
Já a professora de direito Ábia Fonseca, avalia como positivo o projeto e acredita que as visitas contribuem para a formação dos alunos. “Eles ainda tem bastantes dúvidas sobre a prática no direito. Na sala de aula, apesar das informações serem repassadas não é o suficiente para mostrar a realidade, com isso, essa visita in loco para conhecer o andamento do Tribunal acaba sendo muito esclarecedora”.
 
Quem aproveitou para interagir e tirar dúvidas foi o acadêmico, Paulo Vicente, 32, do 10° semestre, para ele oportunizar aos estudantes o acesso às atividades desenvolvidas pela corte é indispensável. “É fundamental essas visitas. Independente da área que ele irá atuar no direito ele deve conhecer o procedimento do Poder Judiciário, isso facilitará no futuro quando forem atuar”, disse.
 
Até o momento o projeto Nosso Judiciário alcançou mais de 7 mil universitários, da capital e do interior do Estado em visita ao TJ. Nas escolas públicas mais de 11 mil alunos (ensino médio e fundamental) de 70 escolas receberam o projeto.
 
Confiram outras matérias:
 
Estudantes elogiam Projeto Nosso Judiciário

 
Nosso Judiciário: alunos da Unic visitam o TJMT

 
Acadêmicos de direito da UFMT visitam TJ

 
Fernanda Souza/Fotos: Tony Ribeiro (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409