Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

18.11.2018 12:16

Prova para concurso de juízes é aplicada hoje
Compartilhe
Tamanho do texto:
 

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso realizou na manhã deste domingo (18 de novembro) a prova seletiva para o concurso de ingresso na magistratura. Estão inscritos 4.867 pessoas para disputar as nove vagas para juízes substitutos que são oferecidas mais cadastro de reserva. O certame é organizado pela Vunesp e foi aplicado na sede da Universidade de Cuiabá, na Avenida Beira Rio, em Cuiabá.

 

Esta é a primeira das cinco fases que completam a seleção dos futuros juízes. Nesta manhã, os candidatos foram submetidos ao teste eliminatório de múltipla escolha em que havia 100 questões, cada uma com cinco alternativas. O gabarito deve ser liberado já na próxima semana. As próximas etapas são as fases dissertativa, inscrição definitiva (fase de exames), oral e títulos, sendo esta última apenas classificatória.

 

O concurso para ingresso na magistratura foi proposto pelo atual presidente do TJMT, desembargador Rui Ramos Ribeiro, ao Tribunal Pleno da Instituição em março de 2018. Na ocasião, o presidente ressaltou que a medida é imprescindível em virtude da necessidade extrema de ampliação do quadro atual da magistratura mato-grossense, tendo em vista a dimensão do crescimento das demandas no Estado. “Sempre pensamos no jurisdicionado e na necessária evolução do Poder Judiciário em prol da sociedade”, afirmou.

 

O integrante da comissão do concurso e também representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Ulisses Rabaneda, pontuou que é de suma importância dar capilaridade à distribuição da Justiça em um Estado tão extenso quanto Mato Grosso. “As nove vagas são iniciais e o concurso tem um prazo que pode ser prorrogado, se o PJMT entender por bem chamar outros candidatos e caso haja orçamento, é possível. É preciso que cada vara do Estado tenha um juiz. O Tribunal tem feito esforço louvável para cumprir essa missão que é compor todas as varas com magistrados e esse concurso é mais uma prova disso”, explicou Rabaneda.

 

O representante destacou ainda que suprir as vagas para juízes, mesmo que seja em tempo futuro, é um feito importante do Poder Judiciário. “A administração do TJMT está de parabéns. Há pouco tempo teve outro concurso em que o TJ deu posse para juízes substitutos. Agora, a realização de um novo concurso demonstra a austeridade na administração das contas deste Poder”, finalizou.

 

Concurseiros - Os amigos André Aranda, do Paraná; André Tonon, de São Paulo; e André Carvalho, de Minas Gerais, estão na disputa pelas vagas. Eles construíram a amizade há cerca de dois anos nos vários concursos que prestam por todo o Brasil e afirmam que sempre que tem uma prova, um avisa para o outro e vão trocando ideias. Neste domingo, todos os três esperam passar para segunda fase do concurso.

 

Aranda e Carvalho estão se dedicando exclusivamente aos estudos e passam de 6 a 9 horas diárias debruçados sobre os livros. Já Tonon, que trabalha fora, passa um pouco menos de hora estudando, mas disse que o tempo dedicado à preparação é intenso também. Antes de entrar para a sala, os três afirmaram que o concurso em Mato Grosso está bem organizado e esperavam uma prova difícil.

 

“A prova para a magistratura nunca é fácil, exige muita preparação do candidato. De uma forma geral, todos os concurso estão cada vez mais difíceis é aí que aqueles que se dedicam mais vão se destacando”, pontuam os amigos. Os três afirmam ainda que possuem métodos de estudo para alcançar o objetivo que almejam e ainda revisitam a matéria já vista, sempre que possível.  

 

Leia mais sobre o assunto no link abaixo.

 

 

Tribunal Pleno autoriza novo concurso para juízes

 

 

Keila Maressa/ Fotos: Lucas Lima

Coordenadoria de Comunicação do TJMT

imprensa@tjmt.jus.br

(65) 3617-3394/3393/3409