Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

03.12.2018 15:47

Candidatos fazem prova para conciliador
Compartilhe
Tamanho do texto:
Neste domingo (3 de dezembro), candidatos inscritos no Processo Seletivo para Credenciamento de Conciliadores para a Comarca de Cuiabá realizaram a prova para preencher o cadastro de reserva. O teste seletivo foi aplicado das 9h às 13h, no Bloco F da Universidade de Cuiabá (Unic Beira Rio). Ao todo, foram disponibilizadas 53 salas para a aplicação da prova, que continha 50 questões objetivas de múltipla escolha.
 
O coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Hildebrando da Costa Marques, explicou que o processo seletivo é de suma importância para o chamamento de novos conciliadores. “O nosso cadastro de reserva está expirado e temos algumas vagas em Cuiabá para serem supridas. Por isso estamos fazendo um teste seletivo de grande proporção, para podermos utilizar esses conciliadores nos próximos quatro anos. Eles trabalharão nos juizados especiais de Cuiabá e nos Cejuscs”, explicou.
 
Além disso, o coordenador relembrou que o posto de conciliador contribuirá para uma justiça com menos litígios. “Essas pessoas são capacitadas, treinadas para ajudar as pessoas a encontrar soluções não litigiosas. Os postos de conciliadores que serão ocupados são bons para os candidatos, que terão uma recompensa financeira interessante, e para a sociedade”, ponderou.
 
Para a estagiária de advocacia Ana Paula Soares Dias, de Rondonópolis, a oportunidade é muito válida para obter conhecimento e contatos. “Decidi fazer a prova para ter mais oportunidade, pois estando dentro a área acredito que é mais tranquilo seguir uma carreira. Além disso, me trará conhecimento jurídico. Baseado no edital, dei uma revisada nos materiais, as leis específicas, português – enfim, tudo em cima do que já venho aprendendo no curso de Direito. Espero passar e ficar entre as convocadas”, concluiu.
 
O concurseiro Alessandro Aparecido da Silva espera ser um dos mais bem classificados para conquistar uma vaga. “Decidi fazer essa prova, pois se adquire bastante conhecimento na condição de conciliador e isso contribui para outros concursos públicos. Estou estudando há mais de um ano, já trabalhei como estagiário pelo Poder Judiciário Estadual, Federal e agora é a vez de tentar ser conciliador”, apontou.
 
Por fim, a estudante de direito Geovana Mariano da Silva, do 9º semestre da Unic, falou que fez uma grande revisão dos conteúdos na última semana. “Estou confiante, estudei muito sobre legislação durante toda essa semana. É interessante que agora no Poder Judiciário este posto esteja ganhando espaço, pois isso reduz o estoque de processos e diminui o tempo de tramitação daqueles que estão represados. Além disso, uma conciliação abrevia sobremaneira o resultado de um conflito, porque é um acerto entre as partes e não precisa ter um vencedor e um derrotado”, comentou.
 
 
Ulisses Lalio / Fotos: Adilson Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409