Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

17.01.2019 11:12

Verde Novo: faça sua muda pegar
Compartilhe
Tamanho do texto:
 Você sabe quais os cuidados necessários para se plantar uma muda de árvore? O que deve fazer para realmente crescer, proporcionar sombra e frutos? Representantes do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam) e do Instituto Ação Verde, parceiro no Projeto Cuiabá 300 anos, foram até o Parque das Águas para mostrar a maneira correta e garantir à Capital reconquistar o título de “Cidade Verde”.
 
O Verde Novo distribui e planta mudas frutíferas, para sombra e estética, que produzem floradas. Após escolher a espécie deve-se definir o local que será plantada, geralmente no quintal da casa, área rural ou calçada. Segundo o engenheiro florestal do Juvam, Marcelo Motta Pinto, as árvores de pequeno e médio porte são recomendadas para calçadas, porque suportam as podas e não atingirão os fios aéreos. Em espaços maiores, no caso de um grande quintal, ou zona rural, como chácaras, sítios e fazendas, são recomendadas mudas de árvores de grande porte. E o engenheiro dá as principais dicas para o sucesso no plantio.
 
Uma vez com a muda em mãos é preciso fazer a cova ou buraco. Para ser eficiente devemos olhar o tamanho do torrão (quantidade de terra existente na muda). O torrão deve caber no buraco, sempre deixando o colo, parte superior da muda, perto da superfície, para captar água. Depois disso, é preciso montar uma cama (forro) para a muda. Pode ser terra preta, humos (matéria orgânica depositada no solo, resultante da decomposição de animais e plantas, e de subprodutos ou produzida por minhocas), pó de serragem, ou resto de serragem, material orgânico que ajudará a planta a se desenvolver.
 
Após montar a cama no fundo do buraco é necessário retirar o plástico que vem na muda, justamente para facilitar o desenvolvimento da planta. Na sequência, depositar a muda no buraco e completar com terra preta ou outro material escolhido. Depois desse processo deve-se compactar o solo, e garantir que não fique ar em espaços, até ficar bem firme. Essa técnica assegurará que não fique oxigênio na cova, e, com isso, dificultará a proliferação de bactérias que apodrecerão a raiz e, consequentemente, matar a planta.
 
Em seguida, instala-se uma guia, um pedaço de madeira, e amarra com barbante de algodão, para conduzir o crescimento e também para identificar que há uma planta no local. Marcelo Motta Pinto frisa que é essencial molhar a muda, sendo que no período de chuva basta no momento do plantio e durante a seca entre 2 e 3 vezes por semana. O engenheiro florestal ainda salienta que as mudas de menor porte têm melhores chances de sobreviver do que as de maior porte.
 
A engenharia civil do Juvam, Bruna Zeni, reforça os cuidados a serem tomados com o plantio na cidade. “Primeiramente, devemos observar a possibilidade de se deixar cerca de 1 metro e 20 de distância para o pedestre transitar na calçada. Observar a distância de 2 metros da muda para as boca de lobo, por exemplo. No caso dos postes, devemos respeitar a distância de 12 metros sem plantas se houver transformador, se for um poste simples, bastam 5 metros. Ainda deve-se observar se não há fiação subterrânea e tubulações. Não recomendamos o plantio próximo a banheiros e é preciso escolher bem a espécie para evitar a quebra de calçadas e muros.” Bruna Zeni afirma que seguindo estas orientações a planta terá mais condições de crescer e cumprir o papel no meio ambiente.
 
Rosiani Carnaíba, engenheira florestal do Instituto Ação Verde, aponta os tipos de espécies a serem escolhidas pela população. “As mais indicadas, no caso de mudas para sombreamento, são o Pau-Ferro, Pateiro e Sombreiro. Se for para estética sugiro a Pata de Vaca, Ipê, Chuva de Ouro e Caroba, ou Jacarandá, e frutíferas temos a Pitanga, Bacupari, Calabura e Pitomba”.
 
Agora, que você já sabe as espécies, basta ir até o Parque das Águas no Centro Político Administrativo na sexta-feira (18/01), às 17h30. Serão distribuídas 700 mudas. Desde que iniciou, em dezembro de 2017, o projeto já disponibilizou mais de 25 mil mudas em comemoração aos 300 anos da Capital mato-grossense. O projeto que tem ainda a parceria da Prefeitura de Cuiabá e ONGs distribuirá as seguintes mudas: Piúva, Pitanga, Tamarindo, Cajú, Jabuticaba, Bacupari, Goiaba, Pata-de-Vaca, Ipê de Jardim, Ipê Branco, Pitomba, Jacarandá, Romã e Acerola.
Por volta das 18h, durante o evento, haverá apresentação cultural de Pescuma, Henrique e Claudinho com as músicas Água Viva, Cuiabá Cuiabá e Cabeça de Boi. As músicas serão executadas com a dança das águas, excepcionalmente, às 18h.
 
Verde Novo – O projeto foi idealizado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam), do Poder Judiciário de Mato Grosso, e conta com diversos parceiros, como Instituto Ação Verde, Prefeitura de Cuiabá e ONGs. A proposta é sensibilizar a população e a administração pública quanto à necessidade de devolver o título de ‘Cidade Verde’ à Capital em comemoração ao aniversário de 300 anos.
 
 
Contato com o Juvam pode ser feito pelos telefones (65) 3642-4064 ou 1953, no endereço eletrônico juvam@tjmt.jus.br’, ou na sede do Juvam, localizada na rua da Cereja, 355, Bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá.
 
Leia mais sobre o Verde Novo:
Judiciário e Prefeitura de Cuiabá promovem plantio e distribuição de mudas no Parque das Águas
 

Verde Novo: 150 mudas são plantadas na MT-251
 
 
"Verde Novo" distribui mudas no Parque Okamura
 
 
Ranniery Queiroz
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409