Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

24.01.2019 14:53

Ribeirinho Cidadão transforma vidas de voluntários
Compartilhe
Tamanho do texto:
As ações do projeto Ribeirinho Cidadão são capazes de promover grandes mudanças na vida de muitas pessoas que colaboram com a iniciativa. Este é o caso do jovem Thiago Amorim de Arruda, de 17 anos, que trabalhou como voluntário fazendo cortes de cabelo masculino na edição do ano passado, ganhou um curso de barbearia profissional e agora sonha em abrir seu próprio salão, em Barão de Melgaço (113 km ao sul de Cuiabá).
 
Thiago começou a experimentar a profissão de barbeiro há dois anos, cortando o cabelo de primos e amigos. Assistindo vídeos do YouTube, foi aprimorando a habilidade, até que em 2018 surgiu o convite da agente da Justiça Comunitária de Barão, Sílvia Adriana Soares, para participar do Ribeirinho Cidadão, projeto que ele sequer conhecia. O rapaz se dedicou com afinco e fez mais de 100 cortes de cabelo entre os dias 4 e 7 de abril.
 
“O Ribeirinho Cidadão transforma vidas. Ele já tinha uma vontade, o que faltava era a oportunidade de mostrar o trabalho dele. Muita gente não confiava em dar o cabelo para ele cortar por ser jovem, inexperiente. Com o Ribeirinho, ele arrumou muitos clientes e depois ganhou o curso, foi ainda mais longe. Hoje, o Thiago é cabeleireiro profissional. Todos ficaram impressionados com a força de vontade dele”, relata Sílvia Adriana.
 
A atitude proativa de Thiago vai de encontro à realidade da maioria dos jovens de Barão de Melgaço, conforme observa a agente comunitária, pois os índices de adolescentes que fazem uso de bebida alcoólica, se envolvem com drogas e abandonam a escola é muito alto na região. “Ele é um exemplo para os meninos da idade dele. Não é porque moramos em um município carente que vamos nos deixar levar pelo dinheiro fácil. Ele se dedica muito e está caminhando, sempre evoluindo”, complementa.
 
O jovem concilia os estudos do ensino médio com a profissão. Passa o dia cortando o cabelo dos moradores de Barão de Melgaço na residência dos clientes e também em sua própria casa, e conta que a oportunidade foi uma grata surpresa em sua vida.
 
“Achei uma coisa muito boa que aconteceu, do nada, começar a cortar cabelo. Não pensei duas vezes quando me chamaram e foi ótimo, conheci bastante gente, até ganhei o curso. Está dando certo até hoje, foi bom demais”, ressaltou Thiago.
 
Os cortes de cabelo do jovem voluntário já estão confirmados na passagem do Ribeirinho Cidadão 2019 por Barão de Melgaço, a partir do dia 5 de fevereiro. Além da colaboração de Thiago Amorim, está prevista a participação de mais de 150 profissionais das mais diversas áreas nos 20 dias de projeto.
 
Veja mais informações
 
Projeto Ribeirinho Cidadão estimula ações ambientais em comunidades pantaneiras
 
 
Ribeirinho Cidadão: duas aldeias serão atendidas
 
 
Ribeirinho Cidadão atenderá quase 50 comunidades
 
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409