Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

31.01.2019 17:34

Ribeirinho Cidadão: atendimentos começam na segunda-feira
Compartilhe
Tamanho do texto:
A 12ª Edição do Projeto Ribeirinho terá início nessa segunda-feira (4 de fevereiro) com a missão de atender comunidades de quatro municípios de Mato Grosso. A iniciativa do Poder Judiciário de Mato Grosso e da Defensoria Pública levará serviços e cidadania a 46 localidades. O cronograma inicia já na próxima semana e segue até o dia 14 de fevereiro (etapa fluvial – percorrendo 36 lugares) e de 17 a 25 (fase terrestre – com visitas em 10 comunidades).
 
Dentre as ações desenvolvidas, o Ribeirinho Cidadão contará com o ‘Criança Ribeirinha’. Projeto lançado em 2016 que consiste na coleta de brinquedos e roupas para serem doadas a crianças que moram nessas localidades do Pantanal mato-grossense. Os brinquedos foram arrecadados ao longo do mês de janeiro em caixas coletoras instaladas na sede administrativa do Tribunal de Justiça, no Fórum da Capital ou nos núcleos cíveis e criminais da Defensoria Pública, no Edifício American Business Center, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA), em Cuiabá.
 
As comunidades de Barão de Melgaço, Santo Antônio de Leverger e Poconé terão um Dia D do Projeto Ribeirinho Cidadão. O objetivo é reforçar os atendimentos em terra e agregar valor. Em Santo Antônio de Leverger o Dia D será realizado no dia 4. Em Barão de Melgaço as ações do Dia D serão realizadas no dia 5 e em Poconé no dia 13 de fevereiro.
 
Vale ressaltar que o Poder Judiciário, por meio do presidente Carlos Alberto Alves da Rocha, não está poupando esforços para a adequada realização das ações. Prova disso, que nessa semana – após a Defensoria Publica anunciar a falta de aporte financeiro para a locação de duas embarcações, sob sua responsabilidade – o presidente assinou a contratação direta emergencial para o pagamento dessa despesa inesperada. As embarcações são imprescindíveis à execução do Projeto Ribeiro Cidadão, pois garantirão a acomodação e deslocamento da equipe que prestará assistência jurídica e social gratuita às famílias ribeirinhas.
Outras ações dos parceiros: fornecimento de colchões e cobertores, água, rádios, geradores, emissão de documentos, corte de cabelo, oficinas pedagógicas, de cinema, biblioteca itinerante, palestras, disponibilização de vacinas, apoio institucional, palestras educacionais, entre outros.
 
Para a 12ª Edição as parcerias confirmadas são: Governo do Estado, Ministério Público, Defesa Civil, Marinha, Receita Federal, prefeituras de Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Juscimeira e Poconé, cartorários, Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), Tribunal de Contas do Estado, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal Regional Eleitoral, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, Sesc Pantanal e Galvan Escola de Cabelereiros.
 
Veja matérias correlatas:
Ribeirinho Cidadão: em reunião parceiros ajustam os últimos detalhes

 
Doação de brinquedos atrai seguidores do Instagram do TJ
 
Ribeirinho Cidadão terá Dia D
 
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409