Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

20.02.2019 13:40

Servidores do Judiciário participam de círculos de paz
Compartilhe
Tamanho do texto:
Servidores das comarcas de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá) e Lucas do Rio Verde (354 km a norte de Cuiabá) participaram de círculos de paz no mês de fevereiro, com o objetivo de difundir a técnica restaurativa no âmbito do quadro funcional do Poder Judiciário de Mato Grosso e, consequentemente, refletir em melhorias na prestação de serviços à sociedade.
 
Em Chapada, o trabalho foi direcionado para a formação de facilitadores, de modo que os servidores irão replicar as técnicas posteriormente, como uma etapa de estágio no Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (Nugjur).
 
Todos gostaram muito porque é um dos instrumentos da Justiça Restaurativa que vislumbra holisticamente a possível resolução de um conflito, bem como a aproximação das partes, para que sejam pessoas mais humanizadas e cheguem a um denominador comum”, explica o juiz Leonísio Salles de Abreu Júnior, que participou do curso de formação.
 
Diante da realidade da comarca, a equipe do fórum identificou que é possível atuar de maneira preventiva em casos de violência doméstica, conflitos escolares e também na cadeia pública, a fim de evitar problemas futuros que desaguam no Poder Judiciário.
 
Já na Comarca de Lucas do Rio Verde, a juíza Melissa de Lima Araújo participou do círculo de paz juntamente com 10 servidores da vara que é titular, com foco na reflexão sobre o dia a dia de trabalho.
 
“Foi ótimo, todos os servidores gostaram de participar. Achei muito importante para fortalecer os vínculos, se sentir mais integrado, refletir sobre a vida, sobre as coisas que às vezes a gente não para pensar, por estar sempre assoberbado de trabalho”, destaca.
 
A juíza enfatizou ainda o incremento que os círculos causam na prestação de serviços, porque “quando a pessoa está bem consigo mesma, consegue produzir melhor, se colocar no lugar do outro, da parte que vem buscar atendimento, entende melhor o problema que o outro está passando”.
 
Público externo – O Nugjur também promove círculos de paz em ambientes externos ao sistema de justiça. No dia 21 de fevereiro, o trabalho será realizado no Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC) e no dia 22 na Penitenciária Central do Estado (PCE).
 
Confira outros círculos realizados:
 
Agentes penitenciários participam de círculo de paz

 
Comarca de Tangará promove Círculos de Paz

 
Círculo de Paz é realizado com estudantes do IFMT
 
 
Mylena Petrucelli (com informações das comarcas)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409