Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

23.02.2019 12:57

Verde Novo vai à Feira do Porto
Compartilhe
Tamanho do texto:
 
Neste sábado (23/02) o Verde Novo se misturou a outras plantas, frutas e legumes. Esteve em um dos locais mais tradicionais e movimentados de Cuiabá. Entre 5 e 7 mil pessoas visitam o Mercado do Porto aos finais de semana. O militar aposentado aproveitou pra levar algumas mudas pra chácara. “Estava fazendo compras e vi uma movimentação por aqui. Vim ver o que era e descobri que estavam distribuindo mudas de árvores gratuitamente. Peguei Jambo e Pitanga. Tenho espaço e vou plantar. Elas são boas também pra sombra. Tem gente que planta, mas corta sem os devidos cuidados. Esses dias minha vizinha levou uma multa por causa disso. Eu gosto de cuidar e respeitar as plantas“, disse Edson Cassimiro.
 

Com a dona Adjanete Rodrigues foi diferente. Ela estava em casa e foi avisada. Não perdeu tempo. “Meu filho disse que tinha gente distribuindo mudas de graça aqui no Mercado. Chamei minha filha e nora e viemos. Vamos fazer nossa parte pra melhorar nossa cidade”, concluiu a senhora que levou cinco espécies de mudas.  

 

Em poucas horas a van com capacidade para 800 mudas ficou completamente vazia. Para atingir este resultado o pessoal do Juizado Volante Ambiental que desenvolve o Projeto Verde Novo contou com ajuda dos próprios feirantes. Mesmo quem trabalha no ramo ajudou. O dono do Empório das Flores não se incomodou de ter algumas mudas semelhantes sendo entregues gratuitamente, bem em frente de sua banca. “Eu amo plantas. Temos algumas mudas destas aqui, mas também mexemos com agricultura urbana, ervas medicinais e mudas de hortaliças. Eu ajudei a divulgar que o Verde Novo estaria aqui no Mercado hoje. Fiz uma live em minha rede social convidando os clientes. Tivemos 182 compartilhamentos e 2.824 visualizações. Vocês terão que voltar por aqui viu”, pediu Jorge Antônio Lemos Júnior.

 

“Temos uma responsabilidade social também. O mercado do Porto sabe da importância de se plantar árvores em nossa região e queremos que nossa cidade esteja bem arborizada, isso significa qualidade de vida. Além de abrir nosso espaço, avisamos em grupos de redes sociais”, disse o organizador do Mercado do Porto José Ismar.

 

Quem conseguiu garantir sua muda já saia com os ensinamentos técnicos para o plantio adequado. “Basicamente são as mesmas dúvidas. Onde podemos plantar este tipo de muda? Na calçada ou área aberta? Como devo fazer a poda? Qual a periodicidade para aguar a planta e por aí vai”, disse a engenheira civil do Juvam Bruna Zeni. “Tínhamos 800 mudas se tivéssemos mais, entregaríamos todas”, revelou Sérgio Savioli, assessor técnico do Juvam, que com o auxílio de dois PMs do Batalhão Ambiental ajudaram a distribuir mudas dos Ipês Amarelo, de Jardim, Rosa e Roxo, Oiti e Pau Ferro, além das frutíferas: Acerola, Amora, Bacupari, Caju, Cupuaçu, Goiaba, Jambo Roxo, Pitanga e Romã.   

 

E para atender a grande demanda e atingir o objetivo de rearborizar nossa Capital que completará 300 anos em 2019, as ações continuam. “Entre terça e sexta (26/02 a 01/03) da próxima semana montaremos um sistema semelhante ao self service no Fórum de Cuiabá. Diversas mudas ficarão disponíveis para quem quiser pegar. Estamos em contato com os subprefeitos de Cuiabá e responsáveis por locais de grande fluxo de pessoas. O resultado está excelente. A população entendeu a necessidade desta ação e muito em breve teremos uma cidade muito mais agradável”, concluiu o coordenador do projeto Verde Novo Mauro Nakamura Filho.  

 

Verde Novo – O projeto foi lançado em dezembro de 2017 pelo Poder Judiciário de Mato Grosso e parceiros. O objetivo é mobilizar a sociedade em prol de plantar milhares de mudas em nossa Capital. O juiz titular do Juizado Volante Ambiental (Juvam), Rodrigo Curvo, idealizador do projeto ressaltou o fato de que Cuiabá está muito abaixo dos índices de arborização satisfatórios, mas que a união e contribuição social podem reverter este índice.

 

Acompanhe as próximas ações do projeto Verde Novo pelo site do TJMT, pela TV.JUS e também pelas mídias sociais do PJMT: FlickrFacebookInstagram,TwitterWhatsapp e Youtube.

 

 

 

Ranniery Queiroz

 

 

Coordenadoria de Comunicação do TJMT

imprensa@tjmt.jus.br

(65) 3617-3393/3394/3409