Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

25.02.2019 18:40

Pegue sua planta: Fórum de Cuiabá recebe ação do Verde Novo
Compartilhe
Tamanho do texto:
O fórum a capital recebe nessa terça-feira (26 de fevereiro), mais uma ação do projeto Verde Novo do Poder Judiciário de Mato Grosso, em parceria com a prefeitura de Cuiabá. Desta vez serão disponibilizadas 900 mudas de árvores nativas e frutífera. A distribuição será no estilo ‘pegue e leve’ e segue até a próxima sexta-feira (1º de março), das 12h às 19h.
 
De acordo com o coordenador do projeto Verde Novo Mauro Nakamura Filho, a ação visa recuperar o título de cidade verde. Além disso, é um presenta ao tricentenário aniversário de Cuiabá. “Entre terça e sexta (26/02 a 01/03) dessa semana montaremos um sistema semelhante ao self service no Fórum de Cuiabá. Diversas mudas ficarão disponíveis para quem quiser pegar. Estamos em contato com os subprefeitos de Cuiabá e responsáveis por locais de grande fluxo de pessoas. O resultado está excelente. A população entendeu a necessidade desta ação e muito em breve teremos uma cidade muito mais agradável”, ponderou.
 
O projeto já disponibilizou mais de 26 mil mudas entre plantio e distribuição desde o seu lançamento e conta com a importante parceria do Grupo Petrópolis e do Instituto Ação Verde. As espécies estão previstas no Decreto Municipal n. 5.144/2012, que prevê a arborização urbana da capital, dando ênfase às plantas nativas do bioma com um percentual de 70%, permitindo que outras espécies possam ser plantadas nos percentuais restantes. Entre as mudas estão espécies nativas como ipês, angicos, aroeiras salsas, pequis, pau brasil, munguba, jambu roxo da Amazônia, guanandis e barbatimão, goiaba, caju, amora e jabuticaba.
 
Verde Novo – O projeto foi lançado em dezembro de 2017 pelo Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam) do Poder Judiciário de Mato Grosso e parceiros. O objetivo é mobilizar a sociedade em prol de plantar milhares de mudas em nossa Capital. O juiz titular do Juvam, Rodrigo Curvo, idealizador do projeto ressaltou o fato de que Cuiabá está muito abaixo dos índices de arborização satisfatórios, mas que a união e contribuição social podem reverter este índice.
 
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409