Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

15.03.2019 16:01

CNJ começa na segunda-feira treinamentos para implantação do SEEU em MT
Compartilhe
Tamanho do texto:
A equipe do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), composta por dois juízes e 10 servidores dos Tribunais de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Paraná (TJPR), inicia, na segunda-feira (18 de março), as capacitações para a implantação do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) em Mato Grosso.
 
Os treinamentos serão ministrados nos auditórios Gervásio Leite, do Tribunal de Justiça, e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT), no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. Além de segunda-feira, a preparação será feita também de terça a quinta-feira (19 a 21 de março, respectivamente), das 9h às 12h e das 14h às 17h, para atender advogados, promotores de justiça e defensores públicos e, além de servidores dessas instituições, profissionais da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
 
Além de não precisar fazer inscrição, os participantes podem definir, dentro do cronograma estabelecido pelo CNJ, o melhor período (manhã ou tarde) para fazer o treinamento. Nos dias 18, 20 e 21 será no auditório do TJMT, ofertado, respectivamente para o Ministério Pùblico, Defensoria Pública e Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp).  No dia 19, terça-feira, no auditório da OAB-MT. A capacitação será transmitida via YouTube para atender também os profissionais das comarcas do interior do Estado.
 
 
Entre os benefícios proporcionados pelo SEEU, conforme o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Otávio Vinícius Affi Peixoto, que coordena a implantação do sistema em Mato Grosso, está a rapidez e integração entre o Sistema de Justiça (Judiciário, Ministério Público, Defensoria e Ordem dos Advogados do Brasil) e o Executivo. O magistrado assegura que a plataforma digital unificará os procedimentos e rotinas na execução penal.
 
“Estamos confiantes com o sistema, porque essa mudança será positiva e de extrema importância para a instituição e para a sociedade”, frisa o magistrado, acrescentando que a informatização do acompanhamento das penas cumpridas no sistema carcerário terá efeitos gratificantes, porque é direito de quem está cumprindo pena que fique preso no tempo certo.
 
Nas contas do juiz Otávio Vinicius, até segunda-feira, pelo menos, 80% dos executivos penais em tramitação no Judiciário mato-grossense estarão digitalizados. Esse trabalho de processamento eletrônico está sendo desenvolvido por servidores e estagiários em estações digitais (computador e scanner) instaladas na sede do Palácio da Justiça, com os processos do interior, e no Núcleo de Execução Penal (NEP), no Fórum de Cuiabá, responsável pelos processos das Comarcas da Capital e de Várzea Grande.
 
 
Álvaro Marinho
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409