Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

24.04.2019 18:36

Judiciário em Movimento atende mais de 10 mil pessoas em Rondonópolis
Compartilhe
Tamanho do texto:
Foram atendidas 10.674 pessoas durante a primeira edição do projeto Judiciário em Movimento realizado em Rondonópolis pelo Poder Judiciário de Mato Grosso em parceria com a Prefeitura Municipal. Durante uma semana, de 8 a 12 de abril, foram realizadas atividades de acesso à Justiça e ofertados serviços de cidadania em cinco regiões da cidade.
 
“O projeto atingiu seus objetivos. Ele representa o movimento do Judiciário como o próprio nome diz. É a Justiça indo aos locais onde a população pode ter um atendimento mais fácil, com menos gastos e que tem acesso a todos os serviços do Poder Judiciário e dos parceiros”, avalia o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, idealizador do projeto.
 
O início dos atendimentos foi na Praça Brasil, no Centro da cidade; depois foram realizados na Escola Municipal Irmã Elza, na Vila Mineira; no Centro de Educação Unificado (CEU), Jardim Margarida; no Oratório Dom Bosco; e o encerramento ocorreu no Parque Universitário e na Escola Municipal Bernardo Venância Carvalho, no Jardim Liberdade.
 
Um dos serviços mais procurados foram os ofertados pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Ao todo, 4028 rondopolitanos foram impactados com alguma ação destes parceiros. Como doação de mudas, palestras relativas à proteção ambiental e orientações de sustentabilidade.
 
Serviços oferecidos pelo Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) foram bastante acessados, somando 1769 atendimentos como divórcios consensuais, agendamentos de sessões de conciliação e mediação, orientações, encaminhamentos e consultas dos andamentos processuais.
 
O projeto Pai Presente procedeu 179 atendimentos, com o objetivo de estimular o reconhecimento de paternidade de crianças que não tem o nome do pai no registro e a Justiça Eleitoral recebeu 492 pessoas para tirar dúvidas ou emitir guias de quitação eleitoral.
 
O coordenador estadual do Judiciário em Movimento, juiz auxiliar da presidência, Agamenon Alcântara Moreno Júnior, adiantou que a edição de Rondonópolis servirá de referência para os próximos eventos e que os resultados alcançados serão analisados para reproduzir a dinâmica ou reestruturar em outros locais.
 
A ideia é realizar o projeto em mais três Comarcas em 2019. A próxima edição está prevista para ocorrer em junho em Cuiabá.
 
Veja matérias sobre o Judiciário em Movimento:
 
Judiciário em Movimento: último dia de atendimento é realizado no Jardim Liberdade
 
 
TJ reforça relação com advogados, servidores e magistrados de Rondonópolis e região
 
 
População do Parque São Jorge busca serviços do Judiciário em Movimento em Rondonópolis
 
Alcione dos Anjos/ Fotos: Adilson Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409