Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

08.05.2019 15:58

Vice-Presidência concentra trabalho em padronização de informações e levantamento de dados
Compartilhe
Tamanho do texto:
 Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar. Com essa premissa, a Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso desenvolveu intenso trabalho nos 100 primeiros dias da gestão (biênio 2019/2020) e obteve êxito em 100% das ações propostas para o período de 7 de janeiro a 17 de abril.
 
Sob o comando da desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, o setor focou na obtenção de informações precisas sobre os processos que perpassam a jurisdição da Vice-Presidência, com o objetivo de trabalhar no aprimoramento das atividades ao longo da gestão.
 
Foi realizado um inventário para levantar o número de processos físicos e virtuais, bem como o número de recursos em cada processo e número de casos sobrestados que se encontram na Vice-Presidência. Além disso, os servidores do setor também apuraram a quantidade de processos sobrestados em todo o Estado.
 
De acordo com dados levantados em janeiro, encontram-se sobrestados 4.825 processos em todo o Judiciário mato-grossense. No entanto, a juíza auxiliar estima que o total ultrapasse 10 mil processos, por isso a necessidade de padronização.
 
Desde a descrição, classificação até o lançamento dos processos, todos os andamentos foram padronizados nos sistemas Apolo e PJe, tanto na 1ª Instância, quanto na 2ª Instância. O objetivo foi trabalhar nos itens básicos para obter informações precisas.
 
“Esse trabalho facilita a busca de dados, porque você tem informações mais reais, com os detalhes necessários para o envio ao CNJ. O primeiro passo foi padronizar para conseguir buscar dados mais concretos de forma mais rápida”, explica a juíza auxiliar da Vice-Presidência, Adriana Sant’Anna Coninghan.
 
Outra frente de trabalho que fez parte do Plano de 100 dias foi a aproximação do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (Nugep) da comunidade jurídica, por meio de reuniões de equipes da Vice-Presidência com a Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Ministério Público e Defensoria Pública.
 
“Foi interessante ver que eles não conheciam, não sabiam o que era. Nós mostramos os dados, a busca no site, vimos o interesse em acessar as informações gerenciadas pelo Nugep”, acrescentou a magistrada.
 
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409