Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

30.05.2019 14:44

Presidente recebe moção pelo projeto Nosso Judiciário
Compartilhe
Tamanho do texto:
Em um ano em que vários marcos entraram para a história de Mato Grosso, como os 145 anos do Poder Judiciário e os 300 anos de Cuiabá, diversas ações da Justiça estadual voltadas para a população merecem destaque, dada a relevância. Uma delas, o Nosso Judiciário, rendeu Moção de Aplauso ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, na Câmara Municipal da Capital, na manhã desta quinta-feira (30 de maio).
 
O Nosso Judiciário consiste em visitas guiadas a estudantes do curso de Direito, que conhecem de perto a estrutura e funcionamento do Tribunal de Justiça, além das palestras em escolas estaduais e particulares de ensino fundamental e médio, como forma de aproximar a população do Poder Judiciário. E foi durante a sessão que o presidente Carlos Alberto Alves da Rocha falou um pouco sobre essa iniciativa.
 
“O nome do projeto, Nosso Judiciário, tem o condão de ressaltar que o Poder Judiciário não é meu, não é dos magistrados e servidores que nele laboram. O Poder Judiciário é nosso! Sua história é a nossa história. As dificuldades e conquistas são igualmente nossas. No ano em que o Poder Judiciário de Mato Grosso completa 145 anos de instalação, oportuno ressaltar a intransigente atuação na defesa dos direitos fundamentais das pessoas, do Estado de Direito e da Democracia”, discorreu o desembargador.
 
Ressaltando o comprometimento da instituição, o presidente destacou o amadurecimento que a levou a congregar temas aparentemente antagônicos: tradição e modernidade caminham juntos no Poder Judiciário. “Ao mesmo tempo em que se impõem metas cada vez mais arrojadas, o Poder Judiciário busca mecanismos para resguardar os direitos dos servidores e manter o bom clima organizacional. Ao mesmo tempo que promove altos investimentos em tecnologia, para agilizar a tramitação dos processos, o Poder Judiciário promove gincana entre as comarcas, para reduzir custos com energia elétrica, telefonia, papel e combustível, sem se descuidar da produtividade. Ao mesmo tempo que se orgulha do passado, o Poder Judiciário de Mato Grosso mantém o olhar no futuro”, complementou.
 
De acordo com o magistrado, com o passar dos anos, o Poder Judiciário de Mato Grosso aprendeu a se reinventar. Tornou-se referência nacional em diversos aspectos, inovou, criou modernas ferramentas de gestão, está transformando processos judiciais físicos em eletrônicos, adotou videoconferências para realizar audiências com mais segurança e economia. “É fato que as metas e projetos são audaciosos, em especial quando nos deparamos com uma demanda crescente de 30 mil novos processos a cada ano. É inegável que para fazer frente a essa demanda são necessários investimentos e esforços cada vez mais altos. Mas, todos os esforços convergem para um só objetivo: tornar a Justiça cada vez mais acessível, célere e eficiente. Estamos trabalhando para isso”, acrescentou.
 
O presidente falou sobre a satisfação quanto ao reconhecimento da Câmara Municipal de Cuiabá quanto às ações desenvolvidas pela Justiça do Estado e disse receber essa homenagem com muito orgulho. “Estamos chegando perto da população, praticando serviço de excelência onde quem vem a ganhar é a população mato-grossense. Nesse projeto, principalmente, os estudantes de Cuiabá”.
 
O presidente aproveitou para falar de outros projetos importantes do Poder Judiciário, a exemplo do Ribeirinho Cidadão, Judiciário em Movimento, programa de Adoção Busca Ativa, que são alguns dentre outros citados por ele, que são realidade no Estado, mais ações que aproximam a justiça do cidadão. “Aproveitamos para fazermos uma prestação de contas dos projetos que nós temos. O Judiciário, nesses últimos anos, tem se aproximado muito mais da população e é o rumo que nós vamos tomar daqui para a frente. E nada mais justo e necessário do que nesse momento falar de todos os projetos que temos, dando satisfação à sociedade por meio dos vereadores”.
 
A moção de aplauso foi proposta pelo vereador Dilemário Alencar (Pros), que enalteceu a presença do desembargador na Casa. “A gestão do desembargador Carlos Alberto está trazendo resultados. É muito importante para o Legislativo de Cuiabá receber o chefe do Judiciário. Apontamos que o Tribunal de Justiça, através do projeto Nosso Judiciário, se aproxima cada vez mais do cidadão, indo às escolas, levando palestra aos nossos alunos, oportunizando que os acadêmicos de Direito tenham acesso ao TJ. Por isso, o nosso reconhecimento do trabalho valoroso e competente da gestão do desembargador Carlos Alberto”, salientou.
 
O vereador Marcos Veloso (PV) enalteceu os serviços do Judiciário prestados à sociedade. “Quero parabenizar pelas medidas protetivas vindas eletronicamente do Tribunal de Justiça. Sei que o senhor tem uma equipe, mas temos que reconhecer que toda orquestra é bem sucedida porque tem um grande maestro à frente. Parabenizo ao senhor, ao Tribunal de Justiça, por ser atuante e moderno”.
 
Os servidores Neif Feguri e Antonio Cegatti são os responsáveis por levar as informações às unidades de ensino e também por conduzir os estudantes de Direito durante as visitas ao TJ. Para Neif, essa moção significa o reconhecimento da importância social que o projeto tem. “A dinâmica é essa aproximação. Nesses cinco anos e meio, 82 unidades escolares foram visitadas. A nossa missão é essa e terá continuidade, chegando a 23 escolas visitadas e até o final do ano, cerca de 40 turmas de acadêmicos de Direito de 12 cidades do Estado vão conhecer a sede do Judiciário, mostrando que o tribunal é transparente e acessível a todos”, afirmou Feguri.
 
Prestigiaram a solenidade a diretora-geral e vice-diretora-geral do Tribunal de Justiça, Claudenice Deijany F. de Costa e Cátia Maciel, respectivamente, e a Coordenadora de Comunicação, Mariane de Oliveira.
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409