Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

06.06.2019 14:49

Cejusc de Chapada dos Guimarães promove círculo da paz com autoridades
Compartilhe
Tamanho do texto:
Autoridades de Chapada dos Guimarães (a 60 km de Cuiabá) participaram de palestra sobre uma das ferramentas da Justiça Restaurativa – Círculos de Construção de Paz. O evento foi idealizado pelo juiz coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) local, Leonísio Salles de Abreu Júnior, com apoio e acompanhamento das facilitadoras do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso (Nupemec/TJMT), Ana Teresa Luz e Roseli Barreto.
 
Segundo o magistrado, a palestra busca fomentar a prática de Círculos de Construção de Paz na Comarca com o apoio das autoridades e demais organizações, para o fortalecimento da rede de atendimento da população que necessitar do serviço. O juiz explica que o círculo da paz constitui-se de um processo de diálogo que trabalha valores e diretrizes antes de falar sobre diferenças ou conflitos, e tem como intuito encontrar soluções que sirvam para cada membro participante.
 
A apresentação, com intuito de mostrar o passo a passo da técnica, ocorreu dia 03 de junho (segunda-feira), na sala de júri, no Fórum da Comarca. A prefeita do município, Thelma de Oliveira, participou da atividade assim como representantes de várias secretárias, o comandante da PM Coronel Franco e o presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Eduardo Oliveira.
 
O Cejusc da comarca já promoveu outras apresentações sobre o assunto. Em fevereiro deste ano, 25 pessoas entre servidores do Fórum, do município e do Estado passaram pelo curso de 40 horas de formação de facilitadores dos Círculos de Construção de Paz. Periodicamente, o centro realiza círculos em escolas, com a supervisão das capacitadoras do Tribunal, em estágio supervisionado.
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409