Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

08.07.2019 15:56

Verde Novo leva mais qualidade de vida ao bairro Santa Terezinha
Compartilhe
Tamanho do texto:
 A temperatura estava baixa, por volta de 15°, na manhã desse sábado (6 de junho), mas o frio não incomodou os irmãos Ronaldo Santana, de 7 anos, nem Pablo Santana, 13, que levantaram da cama, às 7h da manhã, para ir acompanhar a distribuição de mudas no bairro Santa Terezinha. Apaixonados por plantas, eles foram pegar mudas e também ajudar a arborizar a avenida central do bairro.
 
Eles pegaram mudas frutíferas para plantar no quintal da casa, onde já tem também um milharal e um pé de ata. “Minha família toda ama plantas, a gente levanta cedo para cuidar. Nós temos plantas atrás da casa, dos lados e também na frente. Até minha irmã que tem só dois anos levanta cedo para ir mexer nas plantinhas, é o jeito dela de ajudar”, explicam.
 
Além de pegar uma muda, cada um, eles também ‘tentaram’ ajudar a abrir os berços no canteiro central da avenida principal do bairro, onde foram colocadas mudas que irão tornar o local mais fresco. O bairro foi escolhido pelo Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam) por ser uma das áreas menos verdes da Capital, quando olhada pelo Google Maps.
 
O plantio das mudas irá melhorar não só a qualidade de vida dos moradores do Santa Terezinha, mas também das localidades próximas. Como o bairro quase não tem arborização, ele se transforma em uma ilha de calor ao absorver parte da temperatura solar durante o dia. Já à noite, enquanto faz o resfriamento do solo, toda a quentura do ar, retida pela manhã e tarde, é liberada.
 
“A arborização gera reflexo para o entorno do bairro. O projeto de rearborização desse espaço também é uma proteção contra o calor que é produzido durante o dia no sentido que de noite não tenha a liberação do ar quente. Esse foi um bairro planejado com calçada ecológica, canteiro central com possibilidade de plantio, imóveis entregues com possibilidade de arborização. É um bairro novo e bem conservado, perfeito para ser rearborizado”, explicou Sergio Savioli Resende, assessor de gabinete do Juvam e integrando do projeto Verde Novo.
 
Um dos voluntários que ajudaram na plantação do bairro foi o morador Diego Simione, representante farmacêutico, que é morador do bairro desde quando foi fundado. Ele destacou que a ação é de extrema importância para os moradores já que o bairro só tem árvores na Área de Proteção Permanente (APP). “Essa transformação verde é necessária e vai trazer benefícios para nós mesmos por isso que estou aqui me voluntariando. Eu moro em frente a uma APP, mas lá não tem árvores nas ruas, dessa forma, vou aproveitar e levar mudas para promover a arborização lá também. Quanto mais árvores tivermos, melhor”, pontuou.
 
O presidente da Associação do Bairro Santa Terezinha, Márcio Neris, ressaltou que o local é um dormitório, pois grandes partes dos moradores passam o dia inteiro fora do bairro e só voltam para dormir. Quando retornam, ao entardecer, percebem o quanto as casas são quentes.
 
“Quando eu passo em alguns bairros mais antigos que são arborizados, eu percebo a qualidade da temperatura. As sombras trazem mais frescor para o sol das 15h de Cuiabrasa. É aí que a gente percebe a importância das árvores nos bairros. Nessa semana, tivemos a oportunidade de receber o projeto Verde Novo que trouxe árvores gratuitas pensando em melhorar o nosso bairro e a nossa cidade. É lógico que temos que aproveitar a oportunidade e fazer o máximo possível para facilitar o trabalho deles”, apontou.
 
O Verde Novo é realizado pelo Poder Judiciário de Mato Grosso em parceria com a prefeitura de Cuiabá, o Instituto Ação Verde e o Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. Na agenda do projeto já estão programadas a distribuição de mudas na Praça Alencastro, no dia 11 de julho, às 8h; plantação no bairro Nova Esperança, no dia 20 de julho, às 8h; e distribuição de mudas no Festival de Chocolate, nos dias 26 e 27 de julho, das 16h às 20h.
 
Leia mais sobre o assunto nos links abaixo.
 
Verde Novo: crianças atendidas pelo projeto Sesc Transforma plantam árvores nativas
 
 
Conversa com Verde Novo promove ressignificação de saber entre professores
 
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3393