Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

04.09.2019 18:10

Polo de Diamantino recebe comitiva do programa Corregedoria Presente
Compartilhe
Tamanho do texto:
Nessa segunda-feira (2 de setembro), o corregedor-geral da justiça, desembargador Luiz Ferreira da Silva, acompanhado dos quatro juízes auxiliares da Corregedoria, esteve em Diamantino (208km a médio-norte de Cuiabá), onde se reuniu com os juízes das comarcas que integram o polo: Arenápolis, Diamantino, Nortelândia, Nova Mutum, Nobres, Rosário Oeste e São José do Rio Claro. A iniciativa compreende um dia inteiro de discussões voltadas ao aprimoramento da prestação de serviços do foro judicial e também do extrajudicial.
 
Além do desembargador, também compuseram a comitiva os juízes auxiliares Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva, José Arimatéa Neves Costa, Gerardo Humberto Alves Silva Junior e Otavio Vinicius Affi Peixoto, além do diretor do Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (Dapi), Reginaldo Cardozo.
 
No encontro, foram discutidos diferentes temas relacionados à atuação da Corregedoria, como as metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para 2019, correição remota, foro extrajudicial, assistência judiciária gratuita, entre outros. Também foi apresentada e entregue para uso aos magistrados a ferramenta Omni, um sistema que dispõe de painéis inteligentes que disponibilizarão aos gabinetes e secretarias uma visão gerencial, trazendo informações importantes, como o percentual da taxa de congestionamento, do cumprimento de metas, quantidade de processos conclusos, entre outros.
 
“É a possibilidade de integração com juízes, de interagir, adotar medidas preventivas, para que os trabalhos funcionem bem. Os colegas têm sido muito receptivos, se interessado e gostado muito. Também temos colhido sugestões para o aprimoramento dos serviços, como, por exemplo, a racionalização do tramite das medidas protetivas. Queremos desenhar um fluxo para o atendimento dessas demandas, a fim de que o trâmite processual seja mais rápido”, salientou o juiz auxiliar Gerardo Humberto Alves Silva Junior.
 
Participaram do encontro os magistrados Ricardo Nicolino de Casto (Rosário Oeste), Cássio Leite de Barros Netto, Luciana Moreth e Ana Helena Porcel Ronkoski (de Nova Mutum), Luís Felipe Lara de Souza e Cristhiane Trombini Puia Baggio (de São José do Rio Claro, José Mauro Nagib (Diamantino), além do diretor do Fórum da comarca anfitriã, André Luciano Costa Gahyva.
 
“Esta foi uma ótima oportunidade de trocar experiências com nosso desembargador corregedor e seus juízes auxiliares, compartilhar ideias com os colegas e ficarmos por dentro das exigências do CNJ”, definiu Gahyva. “A comitiva apresentou as mais novas ferramentas disponíveis aos magistrados para o acompanhamento dos processos. Vamos seguir as orientações afim de termos bons resultados para aqueles que procuram nossos serviços, que é o cidadão. Nosso foco principal”, reforçou o juiz diretor do Fórum de Diamantino.
 
 
Diamantino foi o segundo polo visitado pela Corregedoria. O terceiro polo que receberá o Programa Corregedoria Presente será o de Primavera do Leste (321 km ao sul), que engloba as comarcas Jaciara, Juscimeira, Dom Aquino, Campo Verde, Poxoréo e Paranatinga, no dia 12 de setembro.
 
Lígia Saito e Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409