Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

06.09.2019 12:40

Setembro Amarelo: Bem Viver promove palestra para falar sobre depressão e suicídio
Compartilhe
Tamanho do texto:
 A pesar de ser um assunto delicado é importante se falar sobre a depressão e o suicídio. Cada vez mais casos de pessoas que tiraram suas vidas são noticiados e com isso a necessidade das formas de prevenção. O mês de Setembro é marcado por uma série de campanhas voltadas para a prevenção do suicídio, de discutir o assunto e promover debates sobre a importância do olhar para o outro. No Tribunal de Justiça de Mato Grosso, o Programa Bem Viver, vinculado à Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH), possui iniciativas que acompanham os calendários nacional e internacional de campanhas.
 
Uma das ações será a palestra “A vontade de ser feliz – A vida é a melhor escolha”, com o psicólogo Afro Stefanini, realizada no dia 18 de setembro (quarta-feira), às 10h, no Auditório Gervásio Leite, na sede do Poder Judiciário, em Cuiabá. Todos podem participar.
 
O Bem Viver preparou folders sobre a campanha #SetembroAmarelo, com informações sobre onde buscar ajuda. “Seja solidário. Nós nunca sabemos o que cada pessoa enfrenta”, diz o panfleto, que ainda traz os telefones do Centro de Valorização da Vida (CVV) e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), em Cuiabá. Além disso, desde os primeiros dias do mês a fachada da sede do Tribunal de Justiça está iluminada com a cor amarela em atenção á campanha.
 
Como explica o médico do ambulatório do TJMT, Flávio Mello, conversar pode auxiliar e até alertar a pessoa para solucionar a situação ao invés de tomar medidas drásticas, inclusive deixando de lado certos tabus.
 
“Existe resistência grande para procurar um psiquiatra, as pessoas dizem que tão têm problema, que não estão malucas, ainda existem um preconceito muito grande. Tentamos desmistificar isso, para que se fale mais sobre suicídio, sobre doenças mentais, depressão, ansiedade para que se perca o medo, a vergonha de procurar ajuda, que é a única maneira de conseguirmos resgatar as pessoas que a gente ama”, comenta.
 
A cada 45 minutos um brasileiro tira a própria vida. Em junho deste ano o CVV lançou séries de vídeos para se prevenir o suicídio entre jovens e adolescentes, faixa etária em que mais cresceram os índices de suicídio no país.
 
Em Cuiabá, o CVV participará de várias ações na cidade promovidas por instituições. Além de palestras em empresas e eventos. No dia 5, palestra sobre a compreensão do Suicídio – NESM/UFMT; no dia 7 - Desfile de 07 de setembro; em 17 o Seminário de prevenção e pósvenção do suicídio e no dia 2 de outubro haverá o início do Curso para novos voluntários às 19:00 na Rua Comandante Costa, 296, Centro - Cuiabá. Inscrições pelo e-mail: cuiaba@cvv.org.br
 
CVV - oferece serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, com atendimento pelo número 188 (sem custo de ligação), ou pelo www.cvv.org.br via chat, e-mail ou carta. A entidade realiza também ações presenciais, como palestras, Curso de Escutatória e grupos de apoio a sobreviventes do suicídio –CVV GASS (https://www.cvv.org.br/cvv-comunidade/).

Campanha - O Setembro Amarelo é uma campanha que pretende dar mais visibilidade e orientar a maior quantidade possível de pessoas sobre a importância de falar sobre o suicídio.
 
Dani Cunha (com informações do CVV)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3393/3409