Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

11.09.2019 12:18

Nosso Judiciário: juiz aconselha e conta sua trajetória para acadêmicos de Direito
Compartilhe
Tamanho do texto:
Esforço, dedicação e foco ingredientes imprescindíveis para alcançar seus sonhos. Esse foi o conselho dado pelo juiz da Vara de Execução de Cuiabá, Geraldo Fidélis, aos acadêmicos do curso de Direito da Faculdade Fasipe. Após anos de trajetória na carreira da magistratura, Fidelis revelou que a jornada não é fácil e por isso os futuros juízes devem manter o anseio de melhorar a sociedade a cada dia.
 
Os conselhos foram possíveis graças ao projeto Nosso Judiciário que abriu as portas do Tribunal de Justiça de Mato Grosso para os acadêmicos e fez um tour guiado pelos departamentos da Côrte mato-grossense. Os visitantes puderam acompanhar uma sessão de julgamento, passaram pelo setor do Protocolo, a ala dos desembargadores, pela Secretaria Criminal Unificada e por fim conheceram um pouco da história do Poder Judiciário de Mato Grosso, no Espaço Memória.
 
O juiz contou um pouco de sua trajetória e incentivou os acadêmicos a manter o equilíbrio entre estudo e família. “Esse trabalho feito pelo Tribunal de Justiça é muito importante, porque desmistifica, quebra barreiras, facilita e mostra a verdadeira cara do Poder Judiciário. Todas as aflições, dúvidas que nós temos. Lá no passado eu também passei por isso: estive no Tribunal enquanto acadêmico, tive a primeira audiência com juiz, meu primeiro contato com desembargador. Com essa abertura proporcionada pelo projeto ficam sabendo que temos nossos desafios, nossas aflições, mas acima de tudo buscamos a missão que é a magistratura”, ponderou.
 
O professor Rafael Andrade enalteceu o trabalho do Judiciário e agradeceu ao presidente do Tribunal de Justiça pela oportunidade. “O desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha está de parabéns por realizar esse projeto. Os acadêmicos saem daqui motivados e apaixonados pelo Direito. Aliando a teoria na sala de aula e a pratica aqui em campo”, disse.
 
E o acadêmico do 4º semestre, Keniel Alves da Rocha, explicou que busca a magistratura como meta de vida. Para isso, adiantou que já imagina como é a vida no serviço público. “Estou buscando mais experiência, tanto que estou estagiando no serviço público e já percebi que não é para qualquer um. Além da inspiração diária, você tem que ter um sonho de vida. Servir outras pessoas é um dom e o juiz tem uma carga muito grande em seus ombros. Esse contato nos mostrou que o juiz batalhou muito por aquele posto e todos nós podemos também alcançar nossos sonhos, desde que tenhamos esforço e dedicação”, comentou.
 
Nosso Judiciário – Quem é que não gostaria de conhecer o seu futuro local de trabalho? Pois é exatamente isso que o projeto oferece aos acadêmicos do curso de Direito. Seja como advogado, promotor, defensor público, ou quem sabe juiz. Todos os acadêmicos puderam vislumbrar como a Corte de Mato Grosso funciona e saber como um processo tramita na segunda instância de forma prática.
 
Veja mais fotos em nosso Flickr. Clique AQUI.
 
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409