Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

16.09.2019 11:56

Verde Novo marca presença em Feira Gaia e distribui 400 mudas
Compartilhe
Tamanho do texto:
 De baixo de uma mangueira frondosa, que proporcionava uma grande sombra, amenizando o calor de 40 graus de Cuiabá no sábado (14), 400 mudas do projeto Verde Novo chamavam à atenção dos visitantes da Feira Gaia, realizada no restaurante Água Mãe. Para completar a cena, plaquinhas com frases engraçadas, como "vamos descobrir o mundo juntos, baby", “tá calor? Pega uma muda que ameniza”, "a ordem das árvores não altera o passarinho”.
 
O pequeno João Arthur, 6 anos, saiu com os avós Moema e Paulo Andrade, para ganhar um brinquedo em uma loja próxima, assim que a família soube do evento foi até a feira e se deparou  com as mudas. Eles não pensaram duas vezes e pegaram a de goiabeira. “A fruta favorita dele é goiaba vermelha”, explicou a avó.
 
Para o avô, que é engenheiro civil, a iniciativa do Verde Novo é exemplar “Se cada um levar uma muda e plantar no quintal de casa Cuiabá pode voltar a ser a Cidade Verde, porque hoje não é mais”, compara. Dona Moema, que mora em uma típica casa cuiabana, cita que no fundo da residência já tem amora, pitanga, limão plantadas. “Quem é das antigas lembra da Avenida Getúlio Vargas cheia de flamboyant. Hoje não tem nada. Mas, mantenho minha casa verde”, afirma orgulhosa.
 
Quem também não resistiu à ação foi a agente de inovação, Angélica Costa. Ela optou por levar muda de jabuticaba e amora, pois se adaptam bem em apartamentos, segundo o engenheiro florestal Marcelo Pissurno, que integra o corpo técnico do Verde Novo.
 
“Precisamos aumentar a área verde da nossa cidade, até nos parques. Fico triste quando vejo tanta palmeira e coqueiro por aí, pois não são nativos”, avalia Angélica. “Fiquei sabendo que o projeto estaria na Feira Gaia pelas redes sociais e vim buscar algumas mudas. Até minha mãe pediu algumas”.
 
A professora Dayse Oliveira é outra apaixonada por plantas. Mora em casa alugada e tem várias rosas do deserto, para onde vai carrega os vasos. No atual imóvel o proprietário cultiva uma bananeira. “Comecei uma nova paixão por árvores frutíferas. Vou levar uma goiabeira para se juntar a bananeira do quintal e algumas que podem ser envasadas para me acompanhar como a jabuticabeira”, conta. “Esse projeto é necessário, e precisamos reflorestar Cuiabá. As pessoas reclamam do calor, mas não se preocupam em cultivar árvores”, pondera.
 
Até às 22h, encerramento da feira, foram entregues mudas de caju, goiaba, acerola, romã, tamarindo e ipês de todas as cores. Cada pessoa que recebeu uma espécie preencheu um cadastro para o controle do Juvam.
 
“A distribuição de mudas faz parte do projeto Verde Novo, idealizado pelo Juvam Cuiabá e já disponibilizou ou plantou mais de 50 mil mudas, em quase 200 ações. Ainda temos muitas atividades até o final do ano, além disso mantém um posto fixo para quem desejar buscar muda”, revela Marcelo Pissurno.
 
O engenheiro florestal do Juvam informa que as próximas ações do projeto serão realizadas nos dias 19 e 20 de setembro, no 9º Batalhão de Engenharia e Construção; 20 de setembro, na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) 12 de outubro, e 21 de setembro no Multiação, do bairro Jardim Umuarama.
 
 
Verde Novo - O projeto é desenvolvido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Juvam, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, Instituto Ação Verde e o Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas.
 
Ciente da responsabilidade em relação às comunidades em que atua, a concessionária Energisa é também uma das mais recentes parceiras do Verde Novo. Ao desenvolver e apoiar projetos voltados para a promoção social, a empresa promove o desenvolvimento econômico, o resgate da cidadania e a preservação do meio ambiente.
 
O Juvam Cuiabá está sediado na Rua da Cereja, 355, Quadra 17, Bosque da Saúde. Informações (65) 3642-4064
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409