Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

23.10.2019 15:03

Equipes se preparam para expedição Araguaia Cidadão
Compartilhe
Tamanho do texto:
Daqui a exatos 12 dias, a comitiva da expedição Araguaia Cidadão pegará estrada rumo à região nordeste de Mato Grosso, onde serão ofertados serviços jurídicos, de cidadania e inclusão social aos moradores das cidades de Santa Terezinha, Luciara, São Félix do Araguaia, Novo Santo Antônio e Cocalinho. E, para que tudo transcorra com segurança e organização, os parceiros do projeto desenvolvido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso se reuniram na manhã desta quarta-feira (23 de outubro), na sede da Escola dos Servidores, para a apresentação do roteiro detalhado da expedição, cuja segunda etapa terá início no dia 4 e seguirá até o dia 16 de novembro.
 
Nessa reunião preparatória com os parceiros, o coordenador da iniciativa, juiz José Antonio Bezerra Filho, inicialmente, apresentou um vídeo institucional com o balanço dos atendimentos da primeira etapa, realizada em agosto. Além disso, o magistrado destacou os desafios da nova fase, com longos percursos em estrada de terra, fato agravado pelo período das chuvas. Os atendimentos começam no município de Santa Terezinha, a 1.325km a nordeste da Capital mato-grossense, já na divisa com Tocantins.
 
“Tudo foi pensado detalhadamente, com o propósito de melhor servir. Já percorri todo o trajeto, temos toda a preocupação não só com o serviço, mas com a segurança das pessoas, acomodação, com tudo. O que faz a credibilidade desse trabalho é o comprometimento de todos, principalmente o nosso foco no melhor servir. Seremos muito abençoados naquilo que a gente pensou e vamos levar àquela população. É o Judiciário se sentindo abraçado por aquilo que pode fazer de melhor. Nós estamos perseguindo esse objetivo em melhor servir, melhor atender, melhor aproximar, melhor orientar”, destacou o magistrado.
 
Para a segunda etapa da expedição, já estão assegurados diversos parceiros. Dentre os quais, estiveram presentes à reunião representantes da Polícia Militar Ambiental, que levará serviços do Batalhão Ambiental, como segurança, estandes das unidades especializadas, palestras e exposição de animais taxidermizados; Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema); Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran); Defesa Civil, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc); Defensoria Pública; Tribunal Regional Eleitoral (TRE); entre outros. Numa parceria com a Receita Federal, já foi assegurada a doação de 3,6 toneladas de roupas.
 
Para o diretor de identificação da Perícia Oficial e Identificação Técnica de Mato Grosso (Politec), Aílton Machado, a instituição não poderia deixar de integrar a expedição. “A região do Araguaia é bem carente de serviços públicos. Em Santa Terezinha e Luciara, por exemplo, nós não temos base da Politec para atendimento. Embora a gente tenha avançado muito na política de identificação no Araguaia, a demanda pelo serviço é grande. E o projeto visa atender realmente aquelas pessoas que estão esquecidas e a gente não poderia deixar de fazer parte dessa importante ação”, pontuou.
 
Já o chefe do serviço de benefícios da gerência do INSS em Cuiabá, Thompson Queiroz de Campos, salientou que a instituição já faz parte do projeto, junto com o Tribunal de Justiça, desde os eventos do Ribeirinho Cidadão. “Este ano tivemos a oportunidade de participar da primeira etapa do Araguaia. É sempre um grande momento. Além de poder cumprir com a missão, que é o reconhecimento de direitos aos benefícios previdenciários e assistenciais, é importante para a gente estar mais próximo do cidadão, promover a cidadania, e poder passar não só orientações, mas disponibilizar serviços da Previdência Social para toda a sociedade, para os pescadores, para as pessoas que realmente necessitam”, enfatizou.
 
Segundo Thompson, o Araguaia Cidadão é muito bem coordenado pelo Tribunal de Justiça, por meio da Justiça Comunitária. “Os parceiros que participam desse projeto, todas as entidades, os voluntários, somam muito. Nós criamos já um convívio de amizade, onde todos colaboram, ajudam um ao outro. A missão não é fácil, mas se torna bastante prazerosa, além de poder ajudar, temos essa interação com as outras entidades e isso só fortalece os trabalhos”, destacou.
 
A secretária-adjunta da Setasc, Rosineide Porcionato, ressaltou a longa parceria com o Judiciário, inicialmente no Ribeirinho e hoje no Araguaia Cidadão. “Como não poderia ser diferente, nós estamos novamente à disposição do TJ, à disposição do dr. Tony, com os nossos produtos da cidadania, que são a segunda via de documentação, as plastificações, as fotos 3x4, e com a nossa equipe inteiramente disponível para fazer um serviço de excelência, com tem sido em todas as edições”, complementou.
 
Leia matérias já publicadas sobre o Araguaia Cidadão:
 
Tribunal de Justiça assegura parceria com Assembleia Legislativa para Ribeirinho Cidadão 2020
  
Judiciário recebe produtos apreendidos pela Receita Federal para doações no Araguaia Cidadão
 
Lígia Saito / Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394