Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

01.11.2019 10:20

Servidores do Judiciário são capacitados pela Marinha em pilotagem de barcos
Compartilhe
Tamanho do texto:
 Servidores do Poder Judiciário que passaram pelo curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), ofertado pela Marinha do Brasil, receberam quinta-feira (31) a carteira de habilitação para conduzir embarcações.
 
Ao todo 29 servidores, entre agentes da Justiça Comunitária e policiais militares que atuam no Juizado Volante Ambiental (Juvam) receberam a capacitação entre 29 de julho a 2 de agosto. A parte teórica foi realizada na Escola dos Servidores, já para praticar os ensinamentos a turma se dirigiu à Lagoa Trevisan, no bairro Coxipó , em Cuiabá.
 
O coordenador geral da Justiça Comunitária e dos projetos Ribeirinho Cidadão e Araguaia Cidadão, do Poder Judiciário, juiz José Antonio Bezerra Filho, procedeu a entrega da documentação e agradeceu a parceria da Marinha do Brasil. “A Marinha é nossa parceira de longa data, sendo assim, pedimos que a Marinha capacitasse nossos agentes comunitários e fomos atendidos”, revelou.
 
Isso aponta para o futuro, nossos próprios agentes estão preparados para lá na frente enfrentar situações que exigem esta habilitação, ainda mais em situações que nos deslocamos aos rincões deste estado pelos rios, isso nos traz maior segurança”, afirmou o magistrado.
 
De acordo com o capitão dos Portos de Mato Grosso e capitão de Corveta da Marinha, Thiago Cristiano Muniz Santos, a capacitação habilita o servidor a tripular ou conduzir pequenas embarcações dos órgãos públicos, empregadas em navegações no interior do Estado. “O Estado de Mato Grosso é muito grande, existem comunidades residentes longe de estrada e o acesso é somente pelo rio, então o intuito da Marinha é contribuir para que os demais órgãos levem serviços, cidadania e melhoria de qualidade de vida de todo cidadão, independente dos locais em que eles vivem”, disse o capitão.
 
“Os servidores capacitados receberam uma Carteira de Habilitação para tripulação de serviços públicos, equivalência à carteira de habilitação amadora. Eles podem fazer requerimento junto à Marinha e retirar uma guia de recolhimento da União, no valor de R$ 50, e aí sim poder praticar atividades de esporte e recreio”, explica.
 
Um dos habilitados foi o 3º sargento PM, Hélio Victor Molina, que atua no Juvam. Ele avaliou como fundamental a capacitação. “Eu parabenizo o Tribunal, através da Justiça Comunitária, por esta parceria com a Marinha do Brasil. O curso é fundamental para nós militares que estamos à disposição do Juvam. Permite que exerçamos nossa atividade com maior qualidade”, aponta.
 
“O Juvam trabalha junto com Justiça Comunitária, principalmente no Ribeirinho Cidadão e outros projetos. Mas durante no serviço do próprio juizado faz necessário o uso de embarcações em todo o percurso dos rios da Baixada Cuiabana, tanto para atender a demanda de denuncias, quanto da própria fiscalização que o Juvam realiza nas águas da Baixada Cuiabana”, cita.
 
Veja essa matéria na TV.Jus. Clique AQUI.
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409