Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

22.11.2019 10:14

Araguaia Cidadão permite que população tenha acesso a serviços de identificação
Compartilhe
Tamanho do texto:
 Depois de 33 anos esperando para renovar a carteira de identidade vencida, Dona Ana Vieira Barros, 81 anos, foi até o mutirão do Araguaia Cidadão, realizado na Escola Humberto Castelo Branco, na cidade de Luciara, para fazer a segunda via do documento. Ela procurou o posto da Politec portando o RG emitido em 1981, com data de validade até 1986 e com uma foto de quando era bem mais nova, na qual, segundo ela, nem pode mais ser reconhecida.
 
Entre uma história e outra que ela contava de sua vida, ressaltou que teve um ano, que ela não se lembrava mais qual era, que até teve vontade de renovar a identidade. Entretanto, por conta de problemas de saúde, faz muito tempo que não consegue sair da cidade para procurar serviços que não existem em Luciara, como a confecção de RG, por exemplo. Então, ela ficou esperando que outro mutirão passasse por lá, até que veio o Araguaia Cidadão.
 
Não tem como sair daqui toda vez que preciso de um serviço, é muito longe de tudo e a estrada é ruim. Daí a gente fica esperando que os mutirões venham até a gente como aconteceu agora. Estou muito feliz de conseguir um novo documento porque esse aqui nem dá mais pra ver que sou eu na foto. Agora vai ser tudo novo, de novo”, ressaltou.
 
Enquanto ela renovava o documento antigo, Teluira Karajá, 17 anos, buscava sua primeira identidade no mesmo local. Com dificuldade para falar português, o atendimento foi feito com muita paciência para que tudo desse certo. “Moro na aldeia Krehowa, que fica a 2 quilômetros daqui. É cansativo e longe vir de ônibus, mas vou aproveitar para fazer identidade e título de eleitor que não tenho. Vai ser uma maravilha para mim e para todos que vieram da aldeia”, pontuou.
 
A oportunidade de fazer uma nova identidade ou renovar a já antiga foi ofertada gratuitamente nas cinco cidades (Santa Terezinha, Luciara, São Félix do Araguaia, Novo Santo Antônio e Cocalinho) pelas quais a expedição Araguaia Cidadão passou levando serviços básicos de justiça, cidadania e saúde. Em todos os locais, cerca de 40 a 50 pessoas eram atendidas diariamente.
 
De acordo com o responsável pela equipe da Politec na expedição, Nilson Gomes de Souza, o documento já é confeccionado no novo modelo contendo informações como número da carteira de habilitação, título de eleitor, tipagem sanguínea e número de inscrição social (NIS). As informações são colhidas imediatamente, assim como a foto nova que irá constar no RG, e enviadas para Cuiabá. No prazo de 30 dias o documento é enviado para o Centro de Referencia de Assistência Social da cidade para que entregue para o cidadão.
 
“A identidade é o documento número um para qualquer pessoa em qualquer lugar que ela vá dentro do país, então todos precisam. Atendemos pessoas que têm identidades antigas, outras que precisam renovar, sabemos que todas elas precisam dos serviços que estamos oferecendo, pois é difícil de encontrar nessas localidades, tanto que é um dos mais procurados do Araguaia Cidadão”, explicou Nilson.
 
Ele ressalta ainda que ver as donas Anas e os pequenos Teluiras usufruindo dos serviços por onde eles passam traz enorme alegria para todos da equipe, pois sabem o quanto é difícil o acesso às regiões visitadas pelo projeto. “A satisfação de trabalhar nesses eventos é muito grande. Muitas das pessoas que atendemos percebemos que não tem condições financeiras e nem de saúde para se deslocar da cidade a fim de buscar serviço que não tem aqui, já que a cidade é muito distante. Quando se vê o sorriso daquele que foi atendido, nosso dia muda, é contagiante.”
 
O Araguaia Cidadão é um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, coordenado pelo juiz José Antonio Bezerra Filho, e tem como objetivo levar serviços do Judiciário, de saúde e cidadania para a população de locais carentes por conta da distância dos grandes centros. Ele foi realizado entre os dias 4 e 16 de novembro. Neste período, foram percorridos quase 5 mil quilômetros e visitadas cinco cidades, Santa Terezinha, Luciara, São Félix do Araguaia, Novo São Joaquim e Cocalinho.
 
 
Leia mais sobre o Araguaia Cidadão:
 
Araguaia Cidadão: atendimento médico especializado é uma das maiores procuras em Cocalinho
 
 
Araguaia Cidadão enfrenta 12h de estrada e atoleiro para levar atendimento à comunidade de Cocalinho
 
 
Casais aproveitam gratuidade do casamento social para oficializar união no Araguaia Cidadão
 
 
Keila Maressa/ fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3717-3393/3394