Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

24.04.2020 08:39

Corregedor da Justiça faz correição virtual em três unidades em apenas uma tarde
Compartilhe
Tamanho do texto:
A Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso vem implementando, progressivamente, o projeto de correição remota nas unidades judiciais das 79 Comarcas do Estado. Nesta quinta-feira (23 de abril), durante o período da tarde, o corregedor-geral, desembargador Luiz Ferreira da Silva, acompanhado do juiz auxiliar Emerson Luiz Cajango e da auditora da Corregedoria, a técnica judiciária Renata Bueno, realizou reunião virtual com magistrados e servidores da 5ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá e das Varas Únicas de Tapurah e Colniza.
 
“Sinto-me honrado em ter sido escolhido para participar desse projeto, justamente porque essa iniciativa do corregedor, certamente, nos levará ao patamar de excelência. A correição remota, baseada no sistema omni, nos dá condições de traçar as nossas metas com mais propriedade e na constante busca de melhorias que garantam a entrega da prestação jurisdicional com mais eficiência”, destaca o juiz Roberto Teixeira Seror, da 5ª Vara Fazenda Pública da Capital.
 
Na visão do juiz auxiliar da Corregedoria-Geral, a correição online, sinalizada pela ferramenta omini, garante melhor acompanhamento das ações desenvolvidas em cada unidade judicial. “Essa tecnologia nos dá a direção na tomada de decisões para melhorar nossas demandas. Na correição, sabemos exatamente aonde precisamos apontar as mudanças que a unidade deve proceder para que posamos cumprir a risca as metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”, assinala Emerson Cajango.
 
Para o corregedor-desembargador, a correição virtual representa, entre diversos outros projetos implantados, a modernização da atuação da Corregedoria-Geral da Justiça que possibilita atingir com mais propriedade a celeridade e a eficiência jurisdicional. “Queremos com essas visitas virtuais diagnosticar com mais presteza e amplitude a situação dos ofícios judiciais, determinando, de maneira orientadora, mecanismos corretivos e de reorganização dos atos de cada unidade”, assegura Luiz Ferreira da Silva.
 
O desembargador, nas três correções, destacou os objetivos da visita virtual e pediu, além de parabenizar os juízes e servidores das unidades pelo trabalho, que todos os envolvidos aumentem a dedicação e empenho no cumprimento das metas para que a Corregedoria continue entregando à sociedade, especialmente ao jurisdicionado, um serviço de categoria, como tem sido a marca de reconhecimento do Judiciário mato-grossense.
 
Renata Bueno sublinha que a correição remota age de forma preventiva para que a unidade possa responder positivamente ao cumprimento dos dados-chaves, como taxa de congestionamento, cumprimento das metas 1 e 2 e tempo de tramitação processual. A auditora da Corregedoria da Justiça entende também que esse trabalho virtual é uma fonte de economia de recursos públicos, já que dispensa o deslocamento de quase toda a equipe até a unidade submetida à correição.
 
“Assim, conseguimos, com a supervisão do nosso corregedor e dos juízes auxiliares, principalmente, garantir qualidade na atribuição fiscalizatória justamente porque atinge maior percentual de unidades judiciárias submetidas à correição dentro de menor período”, frisa Renata Bueno. “E, dessa forma, o trabalho online, até mesmo neste tempo de distanciamento social, provocado pela pandemia por coronavírus, também nos permite, de antemão, maior precisão àquelas unidades que necessitam de maior apoio ou fiscalização”, finaliza o corregedor-geral.
 
Álvaro Marinho
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394