Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

13.08.2020 16:24

1ª Jornada da Inovação é elogiada por especialistas ligados à área da tecnologia e do Direito
Compartilhe
Tamanho do texto:
 
Inovação é um assunto muito discutido em diferentes esferas, seja pública ou privada, a questão da adaptação de novas tecnologias, ou aperfeiçoamento de processos burocráticos é sempre uma questão de muita relevância para a entrega de um produto eficiente. Nada mais triste que a morte de uma ideia promissora que poderia aperfeiçoar as atuais estruturas. Pensando nisso o Poder Judiciário de Mato Grosso ousou, e após criar o Núcleo de Inovações no ano passado, agora lança a 1ª Jornada da Inovação.
 
O evento será realizado entre os dias 17 de agosto a 9 de outubro e contará com especialistas e profissionais ligados à área de inovação de todo o país. Para o público externo, o TJMT disponibilizará a transmissão ao vivo pelo canal no YouTube (AQUI - e não se esqueça de ativar o 'sininho' para não perder a data)
 
O objetivo é promover a colaboração entre os servidores e magistrados do Estado, além de estimular esse contato, pouco comum nos modelos tradicionais de produção. Assim como empresas do mundo todo, o Judiciário mato-grossense também quer possuir um centro inovação com o objetivo de estimular a cooperação e o desenvolvimento de soluções conjuntas.
 
O juiz federal do Rio Grande do Norte, Marcos Bruno Miranda Clementino, enalteceu a importância de um evento como este. "É de se elogiar o comprometimento institucional do TJMT com a agenda de inovação do Poder Judiciário. Inovar é sobretudo pensar em pessoas e um evento como a Jornada de Inovação tem um impacto significativo na mobilização de juízes e servidores da instituição em torno da concepção de serviços judiciais mais eficientes, humanos, acessíveis e antenados com os avanços tecnológicos”, disse.
 
De acordo com o advogado e especialista em Direito Eletrônico e Tecnologia da Informação Fabiano Rabaneda dos Santos, que estamos vivendo uma nova revolução na Justiça. "Aqui na advocacia, chamamos de advocacia 4.0. Não faz muito tempo que a Internet entrou na vida da gente e o contexto digital ampliou demasiadamente as possibilidades. Profissões que não existiam foram criadas e passamos a nos comunicar de forma instantânea. Computação em nuvem e inteligência artificial permeiam os novos desafios. A Jornada de Inovação promovida pelo PJMT tem por característica fomentar a aplicação destas novas formas de interação com os desafios existentes", pontuou.
 
Para o advogado, Ricardo Oliveira, vice-presidente da comissão de ensino juridico da OAB/MT,  atingir o máximo de eficiência no negócio atual enquanto se adapta e explora cenários futuros, é o primeiro pré-requisito para que grandes instituições comecem o processo de transformação cultural. "A realização da Jornada de Inovação é louvável e certamente será um marco para o Poder Judiciário de Mato Grosso. A relevância da prática da inovação para a atividade do Poder Judiciário é inquestionável. O futuro do Poder Judiciário por todos desejado, eficiente e eficaz, inicia-se a partir de eventos que promovam a cultura da inovação, tendente a buscar uma revolução de valores, da quebra de paradigmas há muito estabelecidos e da aquisição de novos conhecimentos", comentou.
 
Veja AQUI a programação.
 
  
Ulisses Lalio
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
imprensa@tjmt.jus.br