Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

14.10.2020 21:19

Assembleia Constituinte torna realidade rede de apoio a ex-detentos em MT
Compartilhe
Tamanho do texto:
A Assembleia Constituinte que torna realidade a Rede de Atenção à Pessoa Egressa do Sistema Prisional (Raesp) de Mato Grosso será realizada nesta quinta-feira (15/10), a partir das 14h. Qualquer pessoa interessada no tema ou que tenha objetivo de contribuir para melhorias na inserção social de ex-detentos pode participar do lançamento virtual, por meio da plataforma Google Meet, pelo link: https://meet.google.com/nkb-fsbf-eto
 
Uma das responsáveis pela implantação da Raesp no Estado, Natália Vilar Pinto Ribeiro, que também é coordenadora do Justiça Presente em MT, explicou que a Assembleia Constituinte é a conclusão de um trabalho que vem sendo realizado há meses entre representantes do sistema de justiça do Estado, Poder Executivo, Legislativo e organizações da sociedade civil. “Nos reunimos várias vezes para debater os objetivos da rede, elaboramos o Regimento Interno, fizemos a carta aberta de apresentação, e agora estamos lançando de fato a Raesp em Mato Grosso”, destacou Natália.
 
A Raesp, que tem por finalidade auxiliar egressos do sistema prisional e seus familiares a terem acesso a serviços e políticas públicas, assim como a um trabalho digno, é mais uma ação que o Programa Justiça Presente vem fomentando, em colaboração com outras entidades e parceiros. Implantado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso em abril de 2019, o programa é dividido em quatro eixos de ação, que englobam desde a entrada do preso no sistema penitenciário, após a audiência de custódia; até a saída, com foco na reinserção social; além do sistema socioeducativo.
 
De acordo com Natália, além de representantes de instituições parceiras, que são os membros institucionais, qualquer pessoa pode compor a Raesp, como membro individual, basta que seja sensível ao tema e queira colaborar com os egressos do sistema prisional, que normalmente enfrentam dificuldades de acesso a serviços e políticas públicas, assim como a um emprego.
 
Clique AQUI e leia a Carta Aberta de Apresentação.
 
 
Veja mais notícias sobre o assunto:
 
Rede de Atenção à Pessoa Egressa do Sistema Prisional de MT deve ser implantada em outubro
 
 
Rede de atenção aos egressos do sistema prisional será realidade em Mato Grosso
 
 
 
Nadja Vasques
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br