Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

01.03.2021 09:32

Mais acessibilidade: Tribunal de Justiça disponibiliza ferramentas para facilitar atendimento
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Poder Judiciário de Mato Grosso (PJMT) vem implantando uma série de soluções em tecnologia para garantir cada vez mais segurança nas informações, agilidade nos trâmites e comodidade no trabalho dos operadores do Direito. De acordo com o coordenador judiciário do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Bruno José Fernandes da Silva, a principal preocupação do TJMT hoje é estar pronto para oferecer uma resposta ágil e eficaz para as demandas dos operadores do Direito e da população, independente do que esteja acontecendo no contexto social. Conheça algumas dessas ferramentas que podem facilitar, e muito, o seu dia a dia no trabalho.
 
ClickJud-MT - O Web aplicativo ClickJud-MT foi desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Poder Judiciário de Mato Grosso. E por reunir diversas funcionalidades de utilidade pública, é considerado hoje um dos principais recursos tecnológicos da instituição. Nele é possível:

- Acessar e monitorar seus processos judiciais;
- Adicionar seus processos como favoritos e visualizá-los rapidamente no próximo acesso;
- Auto favoritar seus processos, ou seja, todos os processos onde você se encontra como parte ativa ou advogado da parte serão favoritados automaticamente;
- Ser avisado quando houver qualquer movimentação processual, através do sistema Push;
- Emitir guias de arrecadação, certidões negativas gratuitas e certidões de indisponibilidade do Pje;
- Acompanhar andamento de pedido de adoção;
- Fazer o cadastro de empresas no Pje;
- Buscar ramais telefônicos do TJMT e pautas de julgamentos;
- Acessar serviços da Ouvidoria do TJMT;
- Realizar reclamações pré-processuais.
 
Para acessar o ClickJud-MT, é só entrar no site clickjuapp.tjmt.jus.br pelo computador, tablet ou smartphone.
 
- Protocolo Administrativo Virtual (PAV) - O Protocolo Virtual permite que órgãos públicos, fornecedores e demais interessados enviem documentos administrativos ao Tribunal ou às comarcas. Para enviar um documento, o usuário externo deve acessar o PAV e preencher os campos obrigatórios, como e-mail de contato. Os documentos serão recebidos pelo Departamento de Protocolo Geral do TJMT e encaminhados às unidades administrativas do Tribunal de Justiça.
 
Nas comarcas, essa tarefa é de responsabilidade da Central de Distribuição. O documento protocolado no PAV é inserido no Sistema Controle de Informações Administrativas-CIA, gerando o número de protocolo e espelho das informações, que são encaminhados no e-mail informado pelo usuário, permitindo o acompanhamento do trâmite ao clicar no ícone consulta processual no menu “Outras Opções de Consulta – Processo Administrativo”, de forma simples e rápida.
 
Para acessar o PAV, o usuário deve procurar pelo ícone na página principal do site do TJMT ou clicar aqui.
 
 - Sessão por Videoconferência - Acompanhar sessões de julgamento ou realizar uma sustentação oral virtualmente era algo inimaginável há pouco tempo. Mas, hoje é realidade na Justiça de Mato Grosso. As sessões por videoconferência substituíram as sessões de julgamento presenciais e agora são realizadas pelos órgãos colegiados do TJMT (Órgão Especial, Tribunal Pleno, Câmaras) e Turma Recursal, através da plataforma LifeSize.
 
Nesta modalidade de julgamento, os magistrados se reúnem virtualmente por videoconferência, no horário pré-determinado para a sessão, proclamam os votos, discorrem sobre o processo em pauta, inclusive com a presença de procuradores e advogados, que podem fazer sustentação oral virtual, caso seja previamente requerida.
 
As sessões por videoconferência são públicas, com exceção das pautas em sigilo, e são transmitidas ao vivo pelo Youtube. Para assistir às sessões, acesse o youtube do TJMT. Para requerer uma sustentação oral virtual, utilize o ClickJud-MT.
 
- Plenário Virtual - O Plenário Virtual realiza o julgamento dos processos de competência originária, recursos e incidentes processuais de órgãos colegiados do Tribunal de Justiça. É uma forma 100% on-line de votação, que ocorre na plataforma do Processo Judicial Eletrônico (PJe), por um prazo pré-determinado pelo presidente do órgão colegiado em questão.
 
Funciona assim: o processo é colocado em pauta no ambiente virtual do próprio julgamento. Em seguida, são lançados os votos do relator e dos demais magistrados componentes do quórum. O relator e os demais vogais têm acesso ao teor do voto e proferem a decisão virtualmente, independente da presença deles em sessão. Os resultados dos processos julgados através do Plenário Virtual são disponibilizados logo após a finalização das sessões.
 
Embora o Plenário Virtual esteja hoje em funcionamento em praticamente todos órgãos colegiados do Poder Judiciário - com exceção da 2a Câmara de Direito Privado, que ainda não adotou, e da 4a Câmara de Direito Privado, que vai implantar nos próximos dias - a inovação já vem sendo desenvolvida há algum tempo.
 
Veja AQUI o vídeo desta matéria.
 
Mariana Vianna
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br