Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

15.03.2021 15:02

GMF-MT oferece curso preparatório para mestrado a pessoas privadas de liberdade
Compartilhe
Tamanho do texto:
Apenados que já tenham o Ensino Superior ou que estejam no último ano de faculdade podem participar das aulas de preparação para ingresso em mestrado acadêmico e profissional. A ideia é oportunizar a qualificação para o retorno do convívio social. O projeto de Extensão Diferença que Faz Diferença é desenvolvido por vários parceiros, entre eles a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema Socioeducativo de Mato Grosso (GMF-MT), ligado à Corregedoria-Geral da Justiça do Poder Judiciário de Mato Grosso (TJMT). Ao todo 200 vagas são ofertadas, 31 delas preenchidas por pessoas privadas de liberdade, fato inédito no Brasil, segundo os organizadores.
 
O Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero, Raça e Alteridade-Negra juntamente com o Núcleo de Estudos sobre Africanidades, Diáspora e Populações Negras (Encrespar) e Núcleo de Estudos e Práticas Interdisciplinares em Turismo (Nepitur), via Unemat, liderados pelo coordenador, professor doutor, Paulo Alberto Vieira, previam um total de 200 vagas. O público alvo é preferencialmente, composto de negros, indígenas, mulheres, deficientes, quilombolas, travestis, transexuais, transgêneros, camponesas e ou da agricultura familiar, apenadas com a privação de liberdade.
 
As aulas iniciam no final deste mês e também podem ser estendidas a servidores públicos em módulo a ser ofertado, via Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária de Mato Grosso e a Unemat.
 
“Estamos em tratativas para desenvolver a cooperação técnica e também a forma como o curso será ofertado nas unidades prisionais. As aulas começam no dia 26 de Março. Serão todas de forma on line“, disse a coordenadora do polo GMF, Alianna Cardoso Vançan. “O GMF será o primeiro no Brasil a ofertar uma modalidade para pessoas privadas de liberdade”, informou ainda. A parceria gerou a criação do Núcleo GMF do Projeto de Extensão: Diferença que Faz a Diferença.
 
O preparatório para ingresso em Programas de Pós-graduação é integralmente gratuito. Cáceres, Cuiabá, Nova Xavantina, Rondonópolis e Sinop, serão os polos beneficiados. Os recursos serão da emenda parlamentar destinada pela deputada federal, Rosa Neide. Ela foi Secretária de Estado de Educação de Mato Grosso.
 
Os resultados da seleção podem ser acessados pelo link
 
https://eva.faespe.org.br/diferenca2021/
 
Informações podem ser solicitadas pelo e-mail: diferenca@unemat.br
 
Ranniery Queiroz
Assessoria de imprensa CGJ-TJMT
(65) 3617-3069