Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

29.03.2021 12:52

GMF e Unemat iniciam curso preparatório para pós graduação de reeducandos do sistema prisional de MT
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF-MT), iniciou na última sexta-feira (26) o curso de extensão - em parceria com a Universidade de Mato Groso (Unemat) -'Diferença que faz diferença: preparatório para ingresso em Programas de Pós-Graduação’.
 
A capacitação tem o objetivo de preparar pessoas privadas de liberdade para ingresso em mestrado acadêmico. A aula inaugural foi ministrada às 19h pelo professor doutor, Paulo Alberto Vieira e transmitida ao vivo pelo YouTube (veja AQUI).
 
O preparatório para ingresso em Programas de Pós-graduação é integralmente gratuito. Ao todo 250 vagas são ofertadas, 31 delas preenchidas por pessoas privadas de liberdade, fato inédito no Brasil, segundo os organizadores. Há 25 professores de diversas áreas do conhecimento envolvidos no projeto e que ajudarão os cursistas a encontrar o caminho para a aprovação de seus projetos de pesquisa em universidades de todo o país e também no exterior.
 
De acordo com a coordenadora do pólo GMF, Alianna Cardoso Vançan, a aula inaugural dá início ao período de capacitação dos reeducandos. "Por conta da pandemia da Covid-19 tivemos que optar por esse formato, para respeitar os decretos e as recomendações para não potencializarmos a contaminação do novo coronavírus. No entanto, ministraremos aulas de abril a outubro e a equipe de professores ajudará na formatação de um projeto, além de orientações muito relevantes para o ingresso na pós-graduação", pontuou Alianna.
 
Cáceres, Cuiabá, Nova Xavantina, Rondonópolis e Sinop, serão os pólos beneficiados. O projeto de Extensão Diferença que Faz Diferença é desenvolvido por vários parceiros, entre eles a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero, Raça e Alteridade-Negra juntamente com o Núcleo de Estudos sobre Africanidades, Diáspora e Populações Negras (Encrespar) e Núcleo de Estudos e Práticas Interdisciplinares em Turismo (Nepitur), via Unemat, liderados pelo coordenador, professor doutor, Paulo Alberto Vieira.
 
O público alvo é preferencialmente, composto de negros, indígenas, mulheres, deficientes, quilombolas, travestis, transexuais, transgêneros, camponesas e ou da agricultura familiar, apenadas com a privação de liberdade. As etapas de formação geral e formação específica compõe o curso que será ofertado de forma remota e gratuita com aulas de abril a agosto e atividades até novembro de 2021.
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br