Poder Judiciário de Mato Grosso
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18.08.2021 14:47
Conciliação: Justiça atua para resolver alta demanda de ações envolvendo concessionária de energiaO Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), identificando que a distribuição de energia elétrica no Estado gera grande número de processos judiciais, para alcançar a solução dos que estão tramitando e prevenir novas judicializações, promoveu uma reunião com representantes da concessionária de energia elétrica Energisa, Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) do Estado e Procon Municipal de Cuiabá e a Defensoria Pública. O objetivo maior se traduziu na interação dialogada entre os envolvidos, para ampliar a busca de meios mais eficientes de comunicação e de resolução dos conflitos entre a distribuidora de energia e os clientes. A reunião aconteceu de forma virtual na sexta-feira, dia 13 de agosto.
Participaram o presidente do Nupemec, desembargador Mário Roberto Kono de Oliveira, a juíza coordenadora do Nupemec, Cristiane Padim, o coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, defensor Carlos Eduardo Freitas de Souza, a secretária ajunta do Procon-MT Valquiria Duarte de Souza, o coordenador do Procon de Cuiabá, Genilto Nogueira e o gerente jurídico da Energisa, Marcelo de Marque.
A juíza coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, Cristiane Padim, elogiou a disponibilidade e dedicação dos envolvidos, na construção conjunta de caminhos de aproximação para a solução consensual, e informou que foram traçadas algumas estratégias para melhorar e aprimorar os canais de entendimento com os consumidores de energia elétrica seja de forma direta ou por meio dos Procons ou da Defensoria pública. “Durante a reunião, a conversa foi direcionada à possibilidade de ampliação dos canais com o consumidor, incluindo o considerado excluído digital, não só para resolver conflitos já instalados, mas prevenir a existência de outros por meio de informações acercada leitura da conta e do uso mais prudente da energia elétrica”.
“Outro objetivo do diálogo foi incentivar a conciliação extrajudicial (fora do Poder Judiciário) ou pré-processual com os consumidores, ou seja, a conciliação sem a necessidade do ajuizamento da questão, ferramentas que podem ser utilizadas diretamente pela Distribuidora, pelos Procons e pela Defensoria Pública. Para isso, o NUPEMEC se colocou à disposição para treinamentos nas técnicas de negociação e conciliação” aponta a coordenadora do Nupemec.
Para o desembargador Mario Roberto Kono de Oliveira a reunião foi extremamente proveitosa e positiva. “Temos a confiança de que a Energisa irá buscar soluções para a questão debatida”.
Um novo encontro ficou marcado para outubro do corrente ano para a continuação do diálogo, com a apresentação de dados pelo Procon Estadual e de sugestão de estratégias para solução dos problemas destacados neste primeiro contato, pela Distribuidora Energisa de Mato Grosso.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, Carlos Eduardo Freitas de Souza, a Energisa é responsável por aproximadamente 80% da demanda do Núcleo. O defensor aponta que um dos caminhos para reduzir a demanda seria a empresa aderir a medidas de negociação e conciliação pré-processual.
“A reunião foi extremamente necessária. A atuação do Nupemec é de suma importância para fomentar as conciliações e apaziguar os ânimos entre a empresa e os consumidores. Parabenizo a desembargador Mario Kono e a juíza Cristiane Padim pela iniciativa”, destacou Carlos Eduardo Freitas de Souza.
Já para o coordenador do Procon de Cuiabá, Genilto Nogueira, o encontro foi extremamente útil para que a Energisa tenha como prioridade a solução das inúmeras demandas presentes nos Procons municipais, especialmente no Procon da Capital. “A situação é grave e preocupante. A reunião chamou a atenção para a necessidade de todos trabalharem em conjunto, para buscar um caminho para que as demandas relacionadas a energia não fiquem tomando o Procon com ações intermináveis. A iniciativa do Judiciário está de parabéns”.
O gerente jurídico da Energisa, Marcelo de Marque disse que a concessionária está sempre atenta a oportunidades para melhoria do relacionamento com clientes. “A participação na reunião, sugerida pelo NUPEMEC do Tribunal de Justiça, em conjunto com a Defensoria Pública Estadual e Procons Estadual e do município de Cuiabá, foi uma oportunidade nesse sentido, que permitiu identificar possibilidades de aprimoramento da qualidade de atendimento para todas as partes envolvidas. Além de contribuir para a desjudicialização, renova o compromisso de todos com uma Justiça mais célere”.
Angela Jordão
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
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