Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

08.10.2021 15:38

TJMT participa de intercâmbio de experiências do Programa Justiça 4.0 na região Centro-Oeste
Compartilhe
Tamanho do texto:
Durante dois dias representantes dos Tribunais de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Mato Grosso do Sul (TJMS), Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e Goiás (TJGO) trocaram informações sobre a implantação do Juízo 100% Digital, do Balcão Virtual e dos Núcleos de Justiça 4.0 em um evento híbrido promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a Região Centro-Oeste.
 
O evento foi realizado no plenário no TJGO e transmitido apenas para convidados. A abertura ocorreu no final da tarde de quinta-feira (07) e contou com a participação do corregedor-Geral da Justiça, desembargador José Zuquim Nogueira e da presidente do TJMT, desembargadora Maria Helena Póvoas. “Os ganhos trazidos pela tecnologia são imensuráveis a todos nós. Antes de ingressar na magistratura atuei como advogada e, por isso, acredita que a vida dos operadores do Direito está mais fácil com as inovações implantadas”, avaliou a presidente.
 
O chefe do Poder Judiciário goiano, desembargador Carlos França, anfitrião do encontro falou que se sente honrado por sediar o evento é a parceria com o CNJ. O presidente ainda destacou o impacto da tecnologia durante a pandemia de Covid-19. “Num momento tão difícil para a humanidade, somente foi possível levar justiça à sociedade em decorrência dos recursos tecnológicos, da força da magistratura e da dedicação do funcionalismo”.
 
O secretário-geral do CNJ, Valter Shuenquener, enalteceu “a importância do evento, que aproxima a região Centro-Oeste”. A reunião ainda contou com a presença do secretário especial de Pesquisas, Programas e Gestão Estratégica do CNJ, Marcus Lívio Gomes, e dos presidentes do TJMS, Carlos Eduardo Contar, e do TJDFT, Romeu Gonzaga Neiva.
 
Nesta sexta-feira (8), juízes auxiliares que formam a comitiva do CNJ dialogaram com os representantes dos tribunais sobre a implementação de soluções tecnológicas nos sistemas processuais eletrônicos.
 
Representando o TJMT, o juiz-auxiliar, João Thiago de França Guerra, revelou que Mato Grosso foram instalados o Núcleo de Justiça Digital de Direito Bancário (NJDDB) e o Núcleo de Justiça Digital de Execuções Fiscais Estaduais (NJDEFE). Expandiu o Juízo 100% Digital para 89 unidades judiciárias e o Balcão Virtual, que está em pleno funcionamento no Tribunal e disponível para todas as unidades judiciárias do Estado. Todas essas iniciativas estão associadas ao Programa Justiça 4.0 do CNJ, em parceria com o Conselho da Justiça Federal (CJF) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
 
Alcione dos Anjos Com informações TJGO Fotos: Wagner Soares
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br