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Poder Judiciário de Mato Grosso

 
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14.12.2021 08:40

Curso prepara servidores para melhor atendimento ao público
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Começou nesta segunda-feira (13/12) na Escola dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso o Curso “Praticas eficazes para atendimento de excelência” destinado a oficiais de justiça, agentes da infância e juventude, distribuidores, técnicos, analistas e gestores gerais. A metodologia oferece abordagem dinâmica, conceitos e práticas, assertividade, bem como melhores resultados na organização, no equilíbrio da equipe e na qualidade de vida das pessoas. O curso atende a Resolução nº192/CNJ/2014, que dispõe sobre a Política Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Servidores do Poder Judiciário e a Lei Complementar nº 301/2008, artigos 2º e 5º que estabelecem a necessidade de promoção continuada de ações de capacitações. A solicitação foi da Corregedoria-Geral da Justiça com base nos planejamentos da gestão e dos próprios pedidos dos servidores ao longo do Programa Corregedoria em Ação, que visita comarcas polo do Estado.
 
Sensibilizar e capacitar os servidores que realizam atendimento direto para sociedade e usuários do Poder Judiciário está entre as principais funções do curso que ainda pretende mudanças comportamentais e práticas de bons hábitos e técnicas. A Comunicação como instrumento essencial, suas competências e ferramentas na busca pela eficácia. No primeiro dia da formação agentes da infância de Juventude e oficias de justiça foram beneficiados. Nesta terça (14/12), outros 60 analistas e técnicos judiciário serão divididos em duas turmas a fim de se evitar aglomerações. Na quarta-feira será a vez dos gestores judiciários, quinta, distribuidores e gestores-gerais farão o curso. Todas as comarcas de Mato Grosso terão representatividade.
 
O corregedor fará pessoalmente a recepção de cada turma. “Eu, nossos juízes auxiliares, João Thiago, Cajango, Calmon e Christiane, além do coordenador Flávio e de toda equipe da Corregedoria pretendemos dar total atenção a vocês. Sabemos que são peças essenciais do Judiciário. Dou as boas vindas e desejo que se integrem e cresçam ainda mais. Vocês são fundamentais para a conquista do Selo Ouro, o mérito é também de vocês e pretendemos alcançar um judiciário melhor, portanto necessitamos dos senhores e senhoras“, disse o corregedor, desembargador José Zuquim Nogueira.
 
“Que bom estarmos aqui na Escola dos Servidores. Esta parceria é importante, se pudéssemos estar aqui mais vezes, seria muito melhor. As experiências de vocês, as boas praticas, oportunidades, jeitos novos de fazermos as coisas que devemos realizar, precisamos de inovações e tudo isso encontramos aqui neste encontro na Escola. Formas mais inteligentes, simples, respeitosas com nosso usuários, surgirão deste encontro. Eles estão a cada dia mais exigentes, vigilantes e necessitados. O usuário dos serviços judiciários merece o melhor serviço possível. Prestando os melhores serviços nos tornamos relevantes. Como ser melhor, como fazer mais, este é o grande propósito desta capacitação. Como alcançar seu melhor, aprender e atender melhor. Aproveitem este momento. Muito obrigado”, salientou o juiz auxiliar da CGJ, João Thiago de França Guerra.
 
Na sequência o coordenador da Corregedoria conversou diretamente com os servidores. “A dificuldade de poder transmitir conhecimento, de olhar nos olhos...isso deve passar. Vivemos um período de incertezas. Tínhamos uma dúvida enorme e o corregedor resolveu assumiu o risco e fez isso com planejamento. Faremos em Dezembro o módulo on line e também o presencial para sentimos o que os servidores passaram neste período de pandemia. A ideia é sim, que no ano seguinte continuemos com estes cursos, rumo ao Diamante” disse o coordenador da CGJ, Flávio de Paiva Pinto.
 
“Reciclar é muito bom. São anos de trabalho e quando temos um curso deste nos motiva a continuar nossas funções da melhor maneira possível. Temos experiência adquirida e com o reforço da sala de aula poderemos oferecer muito mais à sociedade”, revelou o agente da infância de Tangará da Serra que atua há 21 anos, Antinio Pinheiro da Costa. “Abre horizontes, ajuda a trabalharmos a empatia, para mim está sendo extraordinário. Trabalho há 20 anos no Judiciário e este curso nos tirou da zona de conforto para voltarmos ao ritmo”, acrescentou a oficial de justiça de Juara, Inides Goes Chormiak.
 
“Quando olhamos para estes cargos, vemos que eles levam o Judiciário à sociedade de forma mais ativa, portanto, municia-los com ferramentas para o enfrentamento de diversas situações é melhorar a própria imagem do Poder Judiciário. Teremos pessoas mais qualificadas, por isso este curso se torna tão especial e necessário”, explicou o professor, Igor Henrique Rodrigues.
 
Dentre os aprendizados estão: apresentar-se aos clientes internos e externos; aumentar a segurança na transmissão de informação; sensibilizar quanto a informações relevantes a respeito de regras de etiqueta que devem ser observadas no convívio social e profissional; capacitar a equipe de atendimento para o desenvolvimento de habilidades essenciais, através de uma abordagem dinâmica sobre a importância do relacionamento com os clientes internos e externos, mesclando conceitos e práticas para possibilitar aos participantes o conhecimento e retorno corporativo, quando o canal de relacionamento for virtual e fortalecer a missão, a visão de futuro, os atributos de valores e princípios institucionais do TJMT e os impactos das atividades da equipe de atendimento nesse contexto.
 
Ranniery Queiroz/ Fotos: Adilson Cunha
 
Assessor de Imprensa da CGJ/MT