Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

27.04.2022 18:04

Corregedoria convida servidores para entender potencial transformador do Juízo 100% Digital
Compartilhe
Tamanho do texto:
“O juízo 100% digital pode mudar tudo. Precisamos, juntos, entender o potencial transformador que tem, pois se soubermos usar bem essa ferramenta vamos vencer vários gargalos ainda hoje existentes”, explicou o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça João Thiago Guerra aos servidores que participaram da capacitação sobre a ferramenta do Conselho Nacional de Justiça. O bate papo ocorreu virtualmente, pela sala da plataforma Teams, na tarde desta quarta-feira (27 de abril), e reuniu parte dos servidores lotados nas Secretarias das Varas, na Central de Qualidade dos Fóruns e os oficiais de Justiça do Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
O magistrado registrou ainda que a ferramenta é decisiva para o Judiciário mato-grossense. “Este caminho é definitivo, mas ainda não está finalizado. Isso significa que precisamos ter resiliência para construir soluções e seguir em frente. É necessário entender a ferramenta para podermos explicar aos nossos usuários quão necessário é o Juízo 100%. Vocês são os especialistas e conhecem as soluções. Precisamos caminhar juntos”.
 
A sala chegou a ter 500 participantes de comarcas diferentes. Os servidores interagiram tirando dúvidas e também fazendo pontuações de acordo com a apresentação feita pelos representantes das Coordenadorias da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) e Planejamento. Eles falaram sobre etapas dos processos de trabalho, adesão à nova ferramenta, modelos e checklists, dentre vários assuntos.
 
Servidores da Segunda Vara Criminal de Tangará da Serra aproveitaram o momento para divulgar a boa prática da unidade. “Aqui, nós já testamos o agendamento de audiência com a magistrada e, quando o agendamento é feito, ela é notificada na mesma hora pelo celular. Da mesma forma, quem solicitou a reunião virtual recebe a confirmação do agendamento. Na Segunda Criminal, nós fazemos 30 audiências por semana e são raros os casos de intimação presencial. A maioria esmagadora tem sido pelo WhatsApp”.
 
O Juízo 100% Digital é a possibilidade de o cidadão, a cidadã valer-se da tecnologia para ter acesso à Justiça sem precisar comparecer fisicamente nos fóruns. A ferramenta permite que todos os atos processuais sejam praticados exclusivamente por meio eletrônico e remoto (pela Internet), inclusive as audiências e sessões de julgamento, que vão ocorrer exclusivamente por videoconferência.
 
De acordo com o Provimento 11/2022, do Conselho da Magistratura, em Mato Grosso, todas as unidades judiciárias de Primeiro Grau de Jurisdição estão autorizadas a adotar o Juízo 100%.
 
Para entender um pouco mais sobre a apresentação voltada aos servidores, as áreas envolvidas prepararam a Cartilha 100% Digital que pode ser acessada por este link.
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
 
Descrição das imagens: Foto1 – Captura de tela retangular e colorida. Oito pessoas dividem o espaço. Ao lado direito, círculos contêm inicias dos nomes dos participantes.
 
Abaixo leia matérias correlatas:
 
 
 
 
 
 
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br