Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

18.02.2019 08:55

Ribeirinho Cidadão: primeira comunidade da fase terrestre recebe atendimentos
Compartilhe
Tamanho do texto:
A fase terrestre da 12ª edição do projeto Ribeirinho Cidadão teve início nesse domingo (17 de fevereiro) e a primeira comunidade visitada foi a Olho D'água (distante a 84 km do município de Santo Antonio de Leverger). Era grande a concentração de pessoas que aguardavam ansiosas pela chegada da comitiva para esta segunda etapa da ação, que levou atendimentos jurídicos, médicos, odontológicos e de cidadania, fruto da parceira do Poder Judiciário de Mato Grosso, Defensoria Pública e demais instituições.
  
Independentemente da condição das estradas, da dificuldade de acesso ou da distância, os serviços dessa grande ação social chegam aos locais mais afastados e, com eles, a certeza do atendimento e de resolver certas pendências de pessoas como seo Joadir de Menezes e a esposa Eudilene de Amorim Macedo. Eles foram com os cinco filhos ao Ribeirinho Cidadão em busca de confecção de documentos, atendimentos de saúde e regularização do casamento.
 
Além disso, o casal e os filhos foram para casa com camisetas, meias, toalhas e brinquedos distribuídos durante a ação. “Tudo o que a gente tem que fazer precisa ir na cidade e não temos carro. Foi muito bom e ajudou a gente bastante, uma mão na roda, ainda mais pra gente que tem cinco filhos”, disse a mãe, rodeada pelos filhos.
 
Ao longo do dia, 22 casamentos foram efetivados. São pessoas que esperavam há muito tempo a oportunidade para oficializar a união. Entre elas está a dona de casa Maria Fernandes da Silva, que preparou o vestido para registrar no papel a união de 42 anos com o marido Joaquim Costa Alves. Eles moram na Comunidade 28, a seis quilômetros de Olho D'água. “Isso é bom demais para todas as comunidades. Era um desejo antigo que a gente tinha e hoje é realidade”, disse ele, todo feliz.
 
Quem também saiu satisfeita com os serviços foi a dona de casa Joanilde Corrêa Lima, de 63 anos, que foi com a bisneta renovar o bolsa família e levar a criança para atendimento com médicos. “Faz 23 anos que eu moro aqui e como já sou de idade é muito difícil andar com a minha bisneta para todo lado. Vocês trazerem esses atendimentos aqui foi ótimo”, falou.
 
Com uma grande gama de serviços oferecidos, as crianças não ficaram de fora. Foram distribuídos brinquedos, doces e elas ainda puderam brincar com o jogo Rebojando, do Juizado Especial Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam), que ensina os pequenos, de forma lúdica, a preservar o meio ambiente.
 
Sabendo da abrangência e importância do Ribeirinho Cidadão, a comunidade de Olho D'água procurou a organização do projeto para interceder quanto a doação de um terreno para a construção de uma base comunitária da Polícia Militar, já que a localidade tem sofrido com constantes assaltos.
 
"Sabemos dos procedimentos legais para que se chegue a tal efetividade. Temos aqui um grande número de menores infratores, roubos e furtos, uma grande situação de insegurança. Com o Ministério Público e Defensoria Pública vamos ver a viabilidade e buscar os procedimentos legais para chegar às autoridades competentes para que esse sonho seja concretizado", disse o coordenador do projeto, juiz José Antonio Bezerra Filho.
 
Expectativa - A organização do Ribeirinho Cidadão está bastante otimista para esta segunda etapa da ação quanto ao alcance que os atendimentos alcançam e, principalmente, sua importância. O defensor público Munir Arfox, um dos coordenadores do projeto, disse que a expectativa é a melhor possível, “porque a gente percebe que a cada ano as comunidades não necessitam apenas da assistência jurídica, mas sim da assistência social, médica e outros benefícios que possam chegar a elas”, disse.
 
Para o juiz José Antonio Bezerra, traz satisfação chegar ao local e ver o grande número de pessoas aguardando pelos atendimentos. “Isso aqui é a continuidade da parte fluvial e quando se tem a oportunidade de ter parceiros e fomentar esse mesmo ideal, o bem se converge nessas grandes ações. Quero agradecer o apoio do presidente do tribunal, desembargador Carlos Alberto, que deu todo respaldo juntamente com os parceiros para que esse projeto seja esse sucesso”, afirmou.
 
Nesta segunda-feira (18 de fevereiro) a equipe estará em São Lourenço de Fátima, no munícipio de Juscimeira, das 8h às 18h.
  
Comunidades de quatro municípios de Mato Grosso serão beneficiadas com os serviços e ações do Ribeirinho Cidadão. Ao todo, 46 localidades vão ser visitadas pelas equipes. Na etapa fluvial (que ocorreu de 4 a 14 de fevereiro), 36 lugares foram percorridos e, na fase terrestre, 10 comunidades serão atendidas até o dia 25 de fevereiro.
  
Cronograma – No dia 19 de fevereiro (terça-feira), das 8h às 12h, os atendimentos vão ser realizados na aldeia Gomes Carneiro e, das 14h às 18h, na comunidade Lambari.
  
Na quarta e quinta-feira (20 e 21 de fevereiro), das 14h às 18h e das 8h às 12h, respectivamente, os atendimentos serão no distrito de Mimoso. Ainda na quinta-feira, das 14h às 18h será a vez da comunidade de Mocambo receber os atendimentos da equipe do Ribeirinho Cidadão.
  
A Agrovila de Palmeiras receberá os serviços no sábado (23 de fevereiro), das 8h às 18h, na Escola Nagib Saad.
  
No domingo (24 de fevereiro), das 9h às 18h, o atendimento ocorrerá na comunidade Vale Abençoado e, encerrando o projeto, no último dia, segunda-feira (25) os atendimentos serão em Porto de Fora.
  
O projeto - O Ribeirinho Cidadão leva cidadania e serviços essenciais a populações ribeirinhas. Ele foi lançado em março de 2006 e atende comunidades isoladas de Santo Antônio de Leverger, Poconé, Barão de Melgaço e Juscimeira. A ação só é possível graças aos parceiros, como Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual, Marinha do Brasil - 6º Distrito Naval, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, Governo de Mato Grosso, Federal, SICOOB-União, Sesc Pantanal, Prefeitura dos municípios de Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Juscimeira e Poconé, Colônia de Pescadores Z5, INCRA, UFMT, Hospital Júlio Muller, Univag, OAB, Delegacia da Polícia Comunitária, Clóvis – Papai Noel, Galvan Cabeleireiro, Polícia Rodoviária Federal e Receita Federal.
  
Veja abaixo as notícias que foram publicadas sobre o Ribeirinho Cidadão:
  
Projeto Ribeirinho Cidadão oficializa 64 uniões em Poconé
  
Moradores de Poconé aderem em massa ao Ribeirinho Cidadão
  
Comunidade de Barra do Piraim é atendida pelo Ribeirinho Cidadão
  
Porto Carandazinho e Limoeiro recebem serviços do Ribeirinho Cidadão
  
Projeto promove resolução de conflito em São Pedro de Joselândia
  
Equipe enfrenta maior desafio para chegar a São Pedro de Joselândia
  
Ribeirinho Cidadão: médico e paciente diagnosticado com hanseníase se reencontram
  
Comunidade Cuiabá Mirim recebe equipe do Ribeirinho Cidadão
  
Maior demanda no Ribeirinho Cidadão em Porto Brandão é por serviços de saúde
  
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409