Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

17.09.2021 13:59

Poder Judiciário debate importância da política adequada da solução de conflitos
Compartilhe
Tamanho do texto:
O debate das questões em políticas de soluções adequadas dos conflitos norteou o Webinário “A Conciliação e sua Legitimação Preventiva”, realizado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (Nupemec) e da Escola Superior da Magistratura do Estado (Esmagis-MT). O evento virtual ocorreu na manhã desta sexta-feira (17 de setembro) pela plataforma Microsoft Teams e contou com a presença de mais de 350 pessoas inscritas.
 
O processo de transformação pela qual a Justiça está passando, no sentido de promover a pacificação social, foi destacado pelo presidente do Nupemec, desembargador Mario Kono de Oliveira.
 
“É preciso que sejamos parte do processo de mudança e assim temos que contar efetivamente com todo, pois só funcionará se todos estivermos abraçados a um só objetivo. Estão convidados a fazerem parte desse processo de mudança.”
 
Nesse sentido, Mario Kono falou da importância da presença do palestrante convidado do evento, o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Roberto Portugal Bacellar, membro do Comitê Gestor da Conciliação do CNJ, um dos expoentes mais conhecidos na área das técnicas autocompositivas no Brasil.
 
“Há vários anos lançou técnicas de acolhimento e respeito às partes do processo como pessoas que estão ali com problemas e que precisam do Judiciário para resolver seus conflitos. Se hoje estamos aqui discutindo métodos consensuais de solução muito devemos a ele, um magistrado que sempre primou por uma justiça mais humana, com a visão do acolhimento da parte, seja autor ou réu”, completou.
 
O corregedor-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargador José Zuquim Nogueira ressaltou a importância da conciliação para as partes envolvidas no litígio e conclamou magistrados e magistradas, servidores e servidoras a participar do processo de transformação na solução de conflitos.
 
“As relações humanas por vezes adquirem um caráter intenso e não tão harmônico decorrente das mais diversas razões estabelecendo conflito. Tais conflitos muitas vezes batem à porta do judiciário já saturado de demandas diversas fazendo com que problemas comuns do cotidiano se arrastem por anos a fio nas engrenagens processuais. A mediação e a conciliação apresentam-se como instrumentos cuja finalidade é entre outras, auxiliar na comunicação para que os envolvidos voltem a atenção para solução e não para os conflitos e com isso reduzir a entrada maior de novos processos na justiça. Momento histórico que atravessamos exige que sejamos agentes da paz social e da concórdia, oferecendo meio célere, eficiente e definitivo na solução dos conflitos”, afirma o corregedor.
 
De acordo com a presidente do Núcleo Gestora da Justiça Restaurativa (NugJur) do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva, todos os executores do Direito são peças vitais e importantes na política adequada de tratamento de conflitos. “O judiciário desenvolveu essa política e tem se dedicado a ampliar e fazer com que realmente se consolide de uma forma definitiva. Tenho absoluta certeza de que a cultura da paz, da consensualidade é da responsabilidade de todos nós, enquanto seres humanos, enquanto cidadãos e cidadãs, membros do judiciário, mas especialmente como seres que estão já com a consciência despertada de que a comunicação, bem produzida é o bem mais precioso”, reitera a desembargadora.
 
O papel do Judiciário é aproximar as pessoas, permitir que elas tenham aquilo que esperam e tenham a resposta desejada, por meio do estabelecimento da comunicação. A afirmação é do desembargador paranaense Roberto Portugal Bacellar, como explicação sobre a indagação feita sobre o motivo de os índices de conciliação nos Estados Unidos (EUA) alcançarem 90 a 95%.
 
“Fui conhecer a forma como isso funciona, como se articula e como se legitima a solução consensual nos estados americanos. O que acontece no Brasil que temos um percentual tão inferior aos Estados Unidos? A primeira resposta é que parte da doutrina diz é que é uma questão cultural”, disse o desembargador como um dos pontos.
 
Para o magistrado, utilizar as etapas de solução de conflitos antes do conflito ser encaminhado para julgamento geram bons resultados, a exemplo do que fez quando atuava em Juizado Especial, nos anos 90. “Quanto mais as pessoas participam do processo e do resultado, mais as pessoas aceitam, tanto os processos quanto os resultados. Tudo isso tem significativa relevante com aquilo que acontece no sistema americano com relação aos percentuais de solução consensual”.
 
Fazer a triagem, como uma espécie de peneira, adequada em relação a cada caso é um dos caminhos, segundo o desembargador. “Há casos que não são mediáveis. A solução é pelo julgamento do sistema judiciário. Existem casos em que as relações objetivas precisam de um esclarecimento, que as partes sejam postadas e caiam no choque de realidade no sentido de que é viável ou não. Isso precisa ser feito no Brasil, resgatar a velha conciliação, riscos e consequências do litígio no sentido de mostrar para as pessoas as reais expectativas de ganho da causa. Isso é conciliação e é possível fazer no sistema brasileiro”, garante.
 
Segundo Bacellar, a partir do momento que houver trabalho de triagem, com técnicas, com orientação para as pessoas e clareza nas expectativas, certamente se conseguirá ressignificar o número de conciliações. “É preciso valorizar a pessoa como seres humanos que são, desempenhar escuta ativa no sentido de permitir que as pessoas se expressem. Isso já faz uma grande diferença. Defendo com muita convicção aquilo que acredito e está na hora do Brasil dar esse passo, ressuscitar a nossa velha conciliação, usando estrutura das múltiplas portas”, salienta.
 
Novidade e ferramentas – Durante o evento a juíza coordenadora do Nupemec, Cristiane Padim da Silva apresentou a nova página do Núcleo, no site do TJMT. (Veja AQUI
 
Na oportunidade foram também apresentados os novos Painéis da Corregedoria para gestão de dados para a oferta de mais mecanismos, ferramentas e informações acerca das estatísticas dos índices de conciliação, já que a Meta 03 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa estimular o aumento dessa iniciativa na justiça estadual em 2 pontos percentuais em relação a 2020.
 
São três painéis que estarão disponíveis para magistrados, magistradas, servidores e servidoras a partir da próxima semana que vão facilitar a gestão de dados do Nupemec em relação ao que é produzido nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) de todo Estado.
 
A juíza Cristiane Padim da Silva ressalta que essas ferramentas permitirão o acesso às informações e as utilize, não apenas para a produtividade dos Cejuscs, mas também das unidades com relação a tudo o que diz respeito a conciliação.
 
“Teremos uma clareza ainda maior para a gestão e informações para estratégias diferenciadas com relação a autocomposição e vai permitir com que o Nupemec, enquanto órgão gestor, possa auxiliar ainda mais todos os envolvidos e incentivar a atuação de outros órgãos, como Defensoria Público e Ministério Público, além de advogados e advogadas.”
 
A vice-presidente do TJMT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro participou do evento, bem como magistrados e magistradas, gestores e gestoras dos Cejuscs, servidores e servidoras, mediadores e mediadoras, conciliadores e conciliadoras.
 
Leia também:
 
Conciliação: Justiça atua para resolver alta demanda de ações envolvendo concessionária de energia
 
Justiça Multiportas: você conhece as diferenças entre as formas de solucionar conflitos?
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br