Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

15.10.2021 19:24

Corregedoria em Ação: Corregedor conversa com servidores e visita cartórios em Sinop
Compartilhe
Tamanho do texto:
“Sem vocês não existe serviço judicial. Vocês são a base do Judiciário, por isso merecem o devido reconhecimento. Estamos aqui de coração aberto para lhes ouvir. Usarei todas minhas atribuições para melhorarmos as condições necessárias de trabalho e de vida”, assim o corregedor iniciou a conversa com os servidores da Comarca de Sinop (distante 500 km ao norte de Cuiabá) durante o “Corregedoria em Ação” oportunidade de ouvir a população, os advogados, advogadas, defensores, defensoras, promotores, promotoras, servidores, servidoras, magistrados e magistradas do Poder Judiciário do Polo de Sinop.
 
“Estamos em um período de transição e ele vai passar. O Conselho Nacional de Justiça nos determinou o Núcleo 4.0. É a cereja do bolo. Execução fiscal estadual. Os advogados podem peticionar de qualquer lugar diretamente na comarca, tudo de forma virtual. Temos ainda o Núcleo bancário. Daqui pra frente os números das comarcas vão cair. E onde fica a Secretaria? Em um ponto de internet. Queremos trazer o que está acontecendo para vocês. Somos o segundo melhor Tribunal de Justiça do país, dentre os de médio porte. E reconhecimento maior nos chegará logo. Durante a pandemia baixamos 480 mil processos. Baixamos 30% a mais do que o número de novos processos neste período. Estamos no caminho certo e isso tudo será recompensado. Mas não podemos relaxar e devemos continuar nos preparando. Teremos cursos online e presenciais. Vamos conversar muito mais e avançar juntos. A Corregedoria está à disposição de vocês”, revelou o coordenador da Corregedoria, Flávio de Paiva Pinto.
 
Nossa equipe está verificando os equipamentos de vocês. Já detectamos algumas necessidades de scanners, por exemplo. Solucionaremos com auxílio da Administração. Vamos nos livrar dos escaninhos e estaremos em uma nova era. Teremos um ambiente de trabalho hígido e salubre. Estamos investindo em tecnologia e treinamentos, pois necessitamos crescer, oferecer serviços a contento. Meu principal pedido para vocês: vamos nos esforçar na questão da digitalização. O trabalho burocrático será revertido em movimentação de processo e o sucesso do Judiciário com melhores índices de satisfação”, ponderou o juiz auxiliar Emerson Cajango.
 
O juiz diretor do Foro de Sinop, Cleber Luis Zeferino de Paula, fez um agradecimento aos servidores por ombrear com ele. “Em uma engrenagem deste tamanho necessitamos sempre de ajuda e os servidores são peças fundamentais dentro deste sistema complexo e que nos exige diariamente. Agradeço ao desembargador Zuquim. Muito obrigado pela visita, pela generosidade e o trato respeitoso conosco. Percebemos seu desejo por melhorias e seu apoio em nossas necessidades, não apenas no material, mas no pessoal”, ressaltou o diretor do foro.
 
Na sequência a palavra foi aberta e muitos servidores se manifestaram. Todos se mostraram interessados em realizar melhores entregas e fizeram indicações de recursos humanos e materiais para isso. Alguns ressaltaram melhores condições de trabalho e asseveraram que a carga horária está ultrapassando os horários normais, influenciando na qualidade de vida. “Ao final todos se mostram satisfeitos e esperançosos. Os servidores sempre querem realizar mais, entregar o melhor ao público e também ao magistrado”, disse a gestora-geral, Letícia Lopes Lourenço Bernini. “Acho uma ação importante. Conversar com o servidor, dentro do local de trabalho dele é incrível. O corregedor consegue enxergar as mazelas e os pontos positivos da comarca. Isso é sensacional. Em outras oportunidades também tivemos respostas positivas de nossas demandas”, considerou a servidora Camila Eduarda Von Dentz. Há mais de 22 anos no Judiciário Luzimeiry Tomaz Nazario disse que ficou feliz pela atenção. “Temos várias demandas, principalmente em relação à velocidade de internet e instabilidade de sistemas, pela resposta do corregedor acredito que estas situações irão melhorar. Vendo o posicionamento dele ficamos esperançosos de que elas sejam resolvidas”, indicou a técnica judiciária.
 
No período da tarde enquanto a equipe da Corregedoria continuava o atendimento ao público, o corregedor e o juiz auxiliar Eduardo Calmon visitaram os cartórios da cidade. Eles conheceram as instalações, sala a sala e conversaram com colaboradores e usuários do 1º e do 2º Ofício de Sinop. “É motivadora a presença dele aqui e a visita da equipe. Somos gratos pelo apoio que nos dão pra desenvolver nossos serviços. Temos segurança, pois sabemos que temos orientação e isso nos gera o sucesso de nossa empreitada” ponderou o registrador interino do 1º Ofício, Ary Garcia Filho. “É uma grande honra receber esta visita. Os colaboradores do cartório estavam ansiosos. Tivemos a oportunidade de conversar, debater e mostrar os problemas que enfrentamos no dia a dia. Adquirimos segurança, proximidade e ficamos mais a vontade em levar questões à Corregedoria, isso mostra que ela está ao nosso lado também para nos orientar”, destacou a tabeliã e registradora civil do Cartório de 2º Ofício, Aline Dias Villa.
 
Confiabilidade, segurança e celeridade foram palavras destacadas pelo juiz auxiliar no tocante aos serviços ofertados pelos cartórios, cuja responsabilidade de verificação são da Corregedoria. Três pilares que são averiguados constantemente. “Foi uma visita institucional. Queremos conhecer as pessoas e os interinos que aqui estão. Queremos que eles se sintam acolhidos pela Corregedoria para que desenvolvam um trabalho eficiente de modo a atender toda coletividade sinopense. Nosso objetivo é termos os melhores serviços disponibilizados aos cidadãos que procuram os cartórios de Mato Grosso”, informou o juiz auxiliar, Eduardo Calmon de Almeida Cézar, responsável pelo Departamento de Orientação e Fiscalização (DOF) da Corregedoria-Geral da Justiça.
 
Agenda final:
16/10/Sábado
09h às 12h - 14h às 18h – Reunião com Magistrados do Pólo
Local: Tribunal do Júri
 
Equipe: Flávio de Paiva Pinto, coordenador CGJ, Karine Lozich, diretora de Apoio aos Juizados Especiais (Daje), Marcela Iane Venturini Padovam Costa, assessora da Coordendoria, Letícia Campos Guedes Ourives e Luana Wendt Ferreira, assessoras juiz auxiliar, Emerson Cajango, João Gualberto Nogueira Neto, assessor (Nupemec), Ranniery W A Queiroz, assessor de Imprensa, Vanessa Pereira de Oliveira, assessora de Relações Públicas, Rafael Prado Andrade, assessor juiz auxiliar, Eduardo Calmon.
 
Para ter mais informações sobre o Projeto Corregedoria em Ação acesse os links a seguir:
 
Judiciário mais próximo da sociedade: Corregedoria em Ação atende população em Sinop
 
 
Corregedoria em Ação quer ouvir sociedade em prol de melhores serviços
 
 
Corregedoria em Ação ouve advogados e promotores da região de Sinop
 
Ranniery Queiroz
Assessor de Imprensa da CGJ/MT