Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

04.02.2022 16:18

Gestão da Qualidade no Poder Judiciário é tema de aula em curso de formação de juízes substitutos
Compartilhe
Tamanho do texto:
Implementação do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade no Poder Judiciário como importante ferramenta para o andamento eficiente da Comarca foi um dos temas abordados na tarde desta quinta-feira (4 de fevereiro) durante o Curso Oficial de Formação Inicial (Cofi), destinado aos 25 juízes substitutos recém-empossados. As explicações foram passadas pelo juiz auxiliar da Corregedoria de Mato Grosso e do Conselho Nacional de Justiça, Emerson Luis Pereira Cajango, durante a aula presencial realizada na sede da Escola Superior da Magistratura (Esmagis-MT).
 
Um dos pontos específicos abordados foi o método de gestão PDCA (Planejar, Desenvolver, Checar e Agir) em que, segundo ele, o ciclo é contínuo e deve sempre ser refeito com a ajuda da equipe que os novos magistrados terão no interior do Estado. “Quem é a equipe de vocês? Servidores do Gabinete e do Cartório. Vocês serão juízes de Vara Única e todo mundo é equipe. Comigo se reúne até quem faz a limpeza do chão e a guarda. Trabalha no Fórum é equipe e você precisa contar com eles. Vai fazer reuniões setorizadas. O guarda não precisa participar da reunião que vai tratar da Meta 2, mas precisa do alinhamento quanto à questão de fluxo no ambiente, uso de máscara, por exemplo.”
 
Outro ponto importante abordado foi o fato de que cada unidade judiciária tem seu próprio sistema de gestão específico. “Ao chegar na unidade o que é preciso? Conhecer quem são os usuários de processos de trabalho, manter comunicação interna atualizada, treinar e valorizar sua equipe, não esqueçam desta parte que é muito importante. Também é preciso incentivar a criatividade e inovação nas práticas de trabalho, fomentar as novas ideias, harmonizar, gerenciar o ambiente de trabalho.”
 
Durante a aula, os alunos puderam tirar dúvidas e participar ofertando experiências já vividas por eles.
 
Também foram abordados os seguintes assuntos: Direcionadores Estratégicos; Comunicação Interna; Implementação do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade no Poder Judiciário; Organização do Ambiente de Trabalho; Infraestrutura; Monitoramento da Produtividade (medição, análise e melhoria de processo de trabalho); Ouvidoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso; Ordem dos Advogados do Brasil e o Judiciário; Ministério Público e o Judiciário.
 
Saiba mais sobre o assunto lendo as matérias correlatas abaixo. Para conhecer a íntegra do Curso Oficial de Formação Integral acesse esse link
 
Marcos Machado apresenta Escola e estimula juízes a continuar o aprimoramento durante carreira
 
Novos juízes e juízas batem papo com magistrados experientes sobre rotina de trabalho
 
Aula do Curso de Formação de Novos Magistrados aborda gestão para bons resultados nas comarcas
 
Zuquim apresenta Corregedoria aos novos juízes e oferta apoio para atividades e projetos funcionais
 
Maria Helena orienta novos juízes: tenham a humildade como farol na carreira
 
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br