Modernização: Aula inaugural do MBA em Poder Judiciário reúne dezenas de magistrados
Modernização: Aula inaugural do MBA
|
|
A Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) deu início na manhã desta sexta-feira (3 de agosto) ao curso de MBA
|
|
A aula inaugural, ministrada pelo coordenador acadêmico da FGV em Direito, professor doutor José Ricardo Cunha, foi realizada no auditório do Fórum da Capital e reuniu dezenas de juízes e desembargadores. “Com o MBA, o magistrado terá a oportunidade de exercitar na prática o conhecimento adquirido nas áreas jurisdicional e administrativa”, explicou o coordenador. Ele destacou ainda que com essa metodologia os resultados serão colhidos em curto prazo. |
O MBA
|
“As temáticas que serão discutidas ao longo do curso irão propiciar qualificação profissional. Os magistrados irão se capacitar para as atividades fins, mas o grande diferencial é que também serão capacitados para a gestão de fóruns e do Tribunal”, destacou o vice-presidente do TJ, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, que também é um dos alunos do MBA. |
|
|
|
A iniciativa inédita do Tribunal de Justiça foi enaltecida pelos magistrados inscritos. “O MBA |
Já para o vice-diretor da Esmagis, desembargador Rui Ramos Ribeiro, o MBA trará benefício direto à população. “Com a melhoria na prestação jurisdicional, o benefício será revertido não apenas para o Tribunal, mas principalmente para a população”, frisou o desembargador, que também ressaltou o fato de que esse curso será uma ferramenta a mais para quem pretende administrar o Tribunal de Justiça no futuro.
Outro ponto destacado pelos alunos do curso é a importância na qualificação profissional e no aperfeiçoamento dos conhecimentos para atender as demandas da sociedade. “O TJ está preparando seus integrantes não só juridicamente, mas principalmente para atender as necessidades da sociedade, porque todo órgão bem administrado gera economia e isso será revertido diretamente para a melhoria dos serviços”, enfatizou o desembargador Juvenal Pereira da Silva.
Para o desembargador Díocles de Figueiredo, que também faz parte do primeiro grupo de alunos do curso, o MBA é uma oportunidade de aperfeiçoamento. “É uma momento de aperfeiçoamento, aquisição da cultura e ampliação de conhecimento”, comentou o desembargador.
A partir de agora as aulas serão realizadas quinzenalmente, às sextas-feiras (9h às 18h) e sábados (8h às 13h), durante 18 meses. Ao todo, o MBA possui 360 horas/aula.
CURSO - Ao todo, são 45 magistrados que cursarão 15 disciplinas. Entre as disciplinas estão: gestão em orçamento; juiz e ética; inovação jurisdicional; estrutura política e administrativa do Poder Judiciário; gestão de serventias judiciárias; comunicação e marketing institucional; macroeconomia; formação de liderança; estudos de casos e práticas inovadoras etc.
O oferecimento do curso de capacitação para os magistrados faz parte das metas estabelecidas no planejamento estratégico do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Lessa, para o biênio 2007/2009, assentados nos pilares acessibilidade, efetividade e transparência.
Laíce Souza
(65) 3617-3393















