acessibilidade do site.

 30/05/2008   14:04 

Compartilhe: 

Agentes recebem capacitação sobre INSS

Agentes de justiça são capacitados para atender demanda da população

 

 

            Para garantir agilidade e efetividade no trabalho desenvolvido pelos agentes comunitários de justiça que atendem em bairros carentes de Cuiabá foi realizada na manhã de hoje, no Salão Nobre do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) uma palestra de capacitação do projeto Educação Continuada sobre direitos e deveres previdenciários ministrada pela assistente social do Serviço Social do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Luciana Massumi Miyakawa.

      

            Luciana Miyakawa destacou a importância da capacitação para os agentes que trabalham diariamente com a população, garantindo-lhes mais conhecimento e acesso a ferramentas de multiplicação de informações; isto amplia o domínio sobre os direitos civis e promove mais eficácia em seu trabalho junto às comunidades. "Se a população estiver bem informada sobre seus direitos e os critérios de acesso aos seus benefícios, perderá menos tempo em filas para informação e será atendida com mais celeridade".

 

            Outra vantagem da capacitação, segundo a assistente, é a redução expressiva no número de atravessadores. "Existem muitas pessoas que vivem à custa de cidadãos carentes oferecendo informações sobre como adquirir os benefícios do INSS. Com os agentes sendo nossos parceiros e oferecendo essas informações gratuitamente a população só tem a ganhar", observou.

 

            Para os agentes que convivem no seu dia-a-dia com a população, a capacitação continuada oferecida pelo projeto, proporciona que eles oferecem um melhor atendimento à sociedade, que garantam acesso não só aos benefícios do INSS, mas principalmente a Justiça e demais instituições.

 

A agente Janes Oruê, acredita que a capacitação contribui para melhorar a atuação do agente comunitário de justiça. "Nem sempre temos as respostas para tudo que nos perguntam e, a cada dia, com as novas palestras que são ministradas melhoramos o nosso desempenho junto à população", afirmou. Janes Oruê atende os moradores do bairro Jardim Imperial em Cuiabá.

 

Educação continuada - Essa é a terceira capacitação inserida no projeto de formação continuada do programa Justiça Comunitária e gerou expressivo interesse, participação e envolvimento dos agentes, denotando o compromisso com que os voluntários desenvolvem suas atividades. Nas oportunidades anteriores foram abordados temas como "Motivação para o Serviço" e "Balcão da Cidadania" e para junho está previsto o tema "Família" para o trabalho com os agentes externos. Além da capital, o projeto também é desenvolvido nas cidades de Várzea Grande, Poconé, Cáceres e Chapada dos Guimarães e, oportunamente, serão oferecidos treinamentos dirigidos também para as equipes do interior.

 

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT

imprensa@tj.mt.gov.br

(65) 3617-3393/3394

 

 

 

Poder Judiciário de Mato Grosso

Importante para cidadania. Importante para você