Sindicato homenageia presidente do TJMT
Presidente é homenageado por ações em prol de servidores
![]() |
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Inácio Dias Lessa, foi alvo de homenagem na manhã de hoje (23/01), prestada pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso (Sinjusmat), em reconhecimento aos esforços de valorização do servidor, empreendidos ao longo da gestão. A homenagem incluiu a entrega de uma placa de reconhecimento repassada pelo presidente do sindicato, Rosenwal Rodrigues dos Santos, que levou a mensagem de agradecimento da categoria. O evento teve lugar no gabinete da Presidência. |
“É grande a satisfação de receber esta homenagem, sobretudo porque trata-se de reconhecimento por trabalho realizado”, agradeceu o presidente do TJMT, destacando que desde o início da gestão vem guiando suas ações “pela perspectiva de valorização da instituição como um todo, com a certeza de que, ao proporcionar capacitação e melhoria das condições de trabalho e vida dos servidores, estamos também valorizando a instituição e, em conseqüência, a sociedade que terá um atendimento de melhor qualidade, nosso maior objetivo”.
![]() |
A avaliação foi compartilhada pelo presidente do Sinjusmat, Rosenwal Rodrigues dos Santos, para quem a atual administração do Poder Judiciário “sempre olhou para todos indistintamente, magistrados e servidores. Trabalhamos em parceria e nossas reivindicações, à medida do possível, sempre foram atendidas”. Santos fez questão de destacar que “a recomposição das perdas salariais é apenas um desses exemplos. Os oficiais de justiça também foram contemplados e atualmente não precisam mais retirar do próprio salário recurso para cumprir os mandados judiciais. A incorporação da recomposição salarial a todos os servidores também é um grande benefício conquistado, além do SDCR já implantado”, considerou. |
CONQUISTAS – Ao longo de 2007 e 2008 foram realizadas uma série de ações e um elenco de atividades voltadas à valorização profissional dos servidores que compõem o quadro da Justiça Estadual, notadamente com o intuito de consolidar uma identidade única do Judiciário e, dessa forma, estimular o comprometimento com a qualidade da prestação jurisdicional. Além da implantação do Sistema de Desenvolvimento de Carreiras e Remuneração (SDCR), lançado em 2007, ações como inauguração da Escola dos Servidores e realização do concurso público foram desencadeadas visando o aprimoramento da atuação dos órgãos da Justiça e a promoção de mais acesso, efetividade e transparência dos serviços prestados à sociedade.
Como parte das medidas adotadas nessa direção, em 2008 os servidores foram contemplados com uma reposição salarial no mês de maio que reajustou o subsídio recebido em 5,15%. Foi a segunda recomposição feita em um período de oito meses, considerado o reajuste de 5% sobre o subsídio já aplicado a partir de novembro de 2007, no ato da implantação do SDCR. Uma das maiores reivindicações dos servidores, a definição de data-base, também está contemplada na edição do Sistema, tendo ficado o mês de maio como o período anual para discussão sobre recomposição salarial, sempre obedecendo a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000). Em virtude da implantação do SDCR, os servidores tiveram consolidados em seu subsídio valores que antes não estavam definitivamente incorporados aos vencimentos mensais.
A atual gestão também promoveu três processos seletivos de remoção, proporcionando aos servidores efetivos a possibilidade de mudança de comarca, com ganhos em qualidade de vida e satisfação profissional, metas previstas no planejamento estratégico. Os processos de remoção integraram as etapas de implantação do SDCR e também antecedeu ao concurso para ingresso dos servidores.
Em dois anos foram deferidas 11.953 participações nos mais variados cursos de capacitação oferecidos por meio da Escola dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso. Só em 2008 foram registrados 5.263 participantes distribuídos em 166 turmas. Foram 18 cursos de capacitação oferecidos em nível de pós-graduação, sendo 77,78% destinados às áreas fins da atuação do Poder Judiciário, e os demais nas áreas de informática e gestão. Os recursos orçamentários destinados à capacitação em 2008 chegaram a R$ 2.383.742, sendo que 51% foram voltados a servidores e magistrados de Primeira Instância, 39% para a Segunda Instância e o restante para reserva técnica.
Poder Judiciário de Mato Grosso
Importante para cidadania. Importante para você
Importante para cidadania. Importante para você