Coordenação discute movimento em Mato Grosso
Coordenação regional discute movimento de conciliação em Mato Grosso

Foi realizada na manhã de hoje (11/8) a primeira reunião para programar a Semana Nacional de Conciliação em Mato Grosso, a ser realizada entre os dias 14 e 18 de setembro. Participaram magistrados, servidores e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, do Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública, da Assembléia Legislativa, da Polícia Militar e de faculdades de Direito. No encontro, na sede do Tribunal de Justiça, em Cuiabá, foram delimitados os locais e estabelecidas as funções de cada participante no movimento coordenado pela desembargadora Clarice Claudino da Silva, que conduziu a reunião.
A Semana Nacional de Conciliação vai auxiliar o cumprimento da meta dois do Conselho Nacional de Justiça, que visa identificar os processos judiciais mais antigos e adotar medidas concretas para o julgamento daqueles distribuídos até 31/12/2005, objetivando, entre outros, eliminar os estoques de processos responsáveis pelas altas taxas de congestionamento. Em Cuiabá, o prédio do Fórum e os Juizados Especiais, que estão lotados no Edifício Maruanã na Avenida do CPA, abrigarão os participantes do movimento.
| A coordenadora do movimento em Mato Grosso explicou que o CNJ levantou mais de cinco milhões de processos impetrados até essa data, sem resolução em todo o país. “É a melhor forma de Justiça. As próprias partes ajudam a resolver o litígio. Desta forma conseguimos não apenas finalizar a disputa, mas não criar mágoa entre os envolvidos. Ouvir o que as pessoas têm a dizer faz parte de uma Justiça mais humana“, ressaltou a desembargadora Clarice Claudino. |
![]() |
Fazem parte também da comissão do Movimento da Conciliação em Mato Grosso os juízes Gilperes Fernandes da Silva, Adair Julieta da Silva, Pedro Sakamoto, Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva e Ana Cristina Silva Mendes. O juiz Gilperes da Silva, titular da Quarta Vara de Família de Cuiabá, presente na reunião, explicou que as varas de família de Cuiabá, há tempos, adotaram o movimento de conciliação. “Cerca de 90% dos processos têm resolução desta forma”, afirmou. Já a juíza Adair Julieta da Silva, que atua na Terceira Vara de Direito Bancário, acredita que muitas ações serão resolvidas ajudando no andamento de outros processos.
Parceiros - O advogado Mardem Tortorelli, representante da OAB/MT, disse que a Ordem vai disponibilizar mais de 30 advogados, número atuante na última semana de conciliação, no ano passado. “Eles participarão como conciliadores e representantes das partes, sem esquecer o preceito de defender o cliente, mas procurando a solução do litígio”, finalizou.
Já o representante do Ministério Público, promotor de Justiça Joelson de Campos Maciel, ressaltou que “a economia processual, evitando a mobilização de todo aparato e o desafogamento da Justiça, ajudam na credibilidade das instituições”.
Para a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Unirondon, Liz Cristina Busatto, será uma oportunidade para os acadêmicos no exercício do Direito e da cidadania. A desembargadora Clarice Claudino da Silva também pediu ajuda aos colaboradores na divulgação do evento. No próximo dia 21 de agosto, o grupo voltará a se reunir e até lá os nomes dos voluntários deverão estar definidos. Ainda na programação do evento, haverá outra semana da conciliação entre os dias sete e 11 de dezembro deste ano para averiguar os processos ajuizados depois de 2005.
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT
imprensa@tj.mt.gov.br












