Vice-presidente eleito visa definir estratégias
![]() |
O vice-presidente eleito do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Márcio Vidal, que atualmente ocupa o cargo de corregedor-geral da Justiça, antecipou que a partir de segunda-feira (15 de outubro) irá se reunir com a nova diretoria eleita para o biênio 2013/2015 para definir as estratégias políticas e administrativas da nova gestão, que terá início em 1º de março. O magistrado lembrou a existência de muitos projetos que ainda devem ser implementados na Corregedoria nos próximos quatro meses e destacou a necessidade de magistrados e servidores atuarem em conjunto com o propósito de melhorar a qualidade da prestação jurisdicional.
|
O desembargador Márcio Vidal agradeceu aos colegas pela confiança e assegurou que participar da administração do Poder Judiciário é uma tarefa árdua, um ônus, em virtude dos diversos problemas enfrentados no dia a dia em um mundo cada vez mais complexo. O desembargador elogiou ainda a eleição, que ocorreu dentro da normalidade.
Substituto natural do presidente, o vice-presidente tem entre suas atribuições os despachos dos recursos interpostos para o Supremo Tribunal Federal (STF) e para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidindo sobre sua admissibilidade e respectivos incidentes. Também está na sua esfera de competência a apreciação dos atos administrativos referentes ao presidente, a colaboração com o presidente na representação e na administração do Tribunal de Justiça e, ainda, com a presença do corregedor-geral, analisar a proposta orçamentária do Poder Judiciário. Em conjunto com o presidente e corregedor-geral da Justiça, o vice-presidente constitui o Conselho da Magistratura.
Breve histórico – O desembargador Márcio Vidal nasceu em Cuiabá em 20 de novembro de 1957. Na capital mato-grossense graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 1982. É especialista em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá (Rio de Janeiro), mestre em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino (Buenos Aires), em fase de tese. Seu ingresso na magistratura deu-se em 12 de dezembro de 1985 e ele já jurisdicionou nas comarcas de Barra do Bugres, Poconé, Chapada dos Guimarães, Rondonópolis, Várzea grande e Cuiabá.
Foi promovido ao cargo de desembargador por merecimento em janeiro de 2005 e atualmente exerce a função de corregedor-geral da Justiça do Tribunal de Justiça (2011-2013). O magistrado também já atuou como juiz eleitoral em várias comarcas e foi eleito em 2010 corregedor do Tribunal Regional Eleitoral.
Com intensa atividade acadêmica, o desembargador Márcio Vidal também é membro fundador do Instituto Jurídico Professor Alcedino Pedroso da Silva (IJAP); foi membro fundador e atuou como vice-presidente da Academia Mato-grossense dos Magistrados (AMA); e já foi diretor e vice-diretor da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT). É coordenador do Centro de Estudos da América Latina Desembargador Viana Santos, junto ao Copedem (2011-2013). É vice-presidente do Colégio de Corregedores-Gerais de Justiça, eleito durante o 58º Encoge, realizado Cuiabá em dezembro de 2011.
Atua no magistério superior desde 1983 quando ingressou na Universidade Federal de Mato Grosso lecionando a disciplina Direito Processual Civil. Também foi docente na Faculdade de Direito em Rondonópolis (UFMT) e na Universidade de Cuiabá (Unic). Coordenador e orientador de cursos de extensão, o magistrado tem diversos trabalhos publicados.
Leia notícias correlatas:
Fotos: Jocil Serra/Agência Phocus
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
(65) 3617-3393/3394