Ir para o conteúdo principal
Selo de Transparência
Logo CNJ

 19/12/2012   19:35 

Compartilhe: 

Crianças abrigadas curtem festa de Natal no Sesi

A Festa de Natal de crianças e adolescentes que hoje vivem em sete abrigos de Cuiabá e Várzea Grande foi realizada na tarde desta quarta-feira (19 de dezembro), no Sesi Park, na Capital. O evento foi promovido pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), vinculada à Corregedoria-Geral da Justiça.
 
 
 
Cerca de 150 meninos e meninas de abrigos que têm entre 5 e 17 anos esqueceram por algumas horas a tristeza de estarem longe dos pais e curtiram as piscinas e saborearam guloseimas como picolés, algodão doce e pipoca durante toda a tarde. No final do dia, eles comeram um lanche reforçado e ganharam presentes doados por instituições parceiras e servidores, além dos arrecadados em um quiosque montado desde a semana passada no Shopping Pantanal.
 
 
As crianças receberam carrinhos, bolas e bonecas. Já os meninos adolescentes ganharam chinelos e as meninas receberam bijuterias e batons. “Pedimos e compramos os presentes adequados para cada faixa etária e o passeio quem escolheu foi a própria meninada por meio de enquete”, informou Elaine Zorgetti Pereira, secretária-geral da Ceja.
 
O universitário Emerson Antonio Silva de Moraes, 19, é um ex-abrigado e fez questão de ajudar na festa e matar a saudade das crianças com quem conviveu por nove anos. “Sempre participo. Essa meninada é carente de atenção e muito sofrida. Momentos como este fazem com que elas voltem a ser crianças, a curtir a infância e acreditar que ainda existem pessoas preocupadas com elas”, salientou.
 
Emerson é um exemplo de sucesso e procura não perder o contato com as crianças porque quer servir como referência para elas. Ele teve que deixar o abrigo quando completou 18 anos, mas nem por isso voltou para as ruas. Hoje trabalha no Sicredi, faz faculdade de Administração e mora de aluguel. Ele já foi contemplado pelo programa de habitação do governo federal, o Minha Casa Minha Vida, e em janeiro começa a residir na casa própria. “Quero que elas saibam que se eu consegui, elas também podem”, afirmou.
 
Parceria - Colaboraram para a realização do Natal das Crianças as empresas Shopping Pantanal e Lotufo, com doações em dinheiro e brinquedos, Verde Transporte, que buscou e levou o pessoal do abrigo até o parque aquático, e o Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (SFiemt), que cedeu gratuitamente o espaço do Sesi.
 
Além da festa de Natal e das campanhas de adoção, a Ceja também realizou neste ano a Páscoa das Crianças e uma comemoração o Dia das Crianças. “Foi um ano de muito trabalho, mas muito gratificante.”, lembrou Elaine.
 
Veja matérias correlatas:
 
 
 
 
Fotos: Jocil Serra/Agência Phocus 
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
(65) 3617-3393/3394