acessibilidade do site.

 16/04/2012   17:49 

Compartilhe: 

Coordenadoria de TI lança oficialmente sistema CIA

O sistema Controle de Informações Administrativas (CIA) iniciou oficialmente suas operações nesta segunda-feira (16 de abril). A partir de agora os novos processos administrativos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, operacionalizados pelos 1.091 servidores do TJMT, começam a tramitar exclusivamente pelo sistema desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação do TJMT. As principais vantagens envolvem a utilização de tecnologia avançada, que permite mais rapidez e segurança, além da padronização, unificação de processos administrativos, layout melhorado e distribuição mais clara das informações.
 
           O coordenador de TI do TJMT, Carlos Campelo, destacou que a data representa um marco para o Poder Judiciário. “Assim como o PJe foi para o processo judicial, o CIA é para o processo administrativo. É um grande passo para que muito em breve os processos administrativos sejam totalmente virtuais”, enfatizou.
 
O coordenador asseverou ainda que o sistema possibilita a assinatura digital, que proporciona maior segurança e celeridade, tanto na tramitação quanto na busca pelas informações. Explicou que os sistemas Gedoc e Atenas, em uso há anos na Instituição, continuam operando processos antigos, porém novas habilitações serão possíveis apenas pelo CIA.
 
A expectativa é que até o fim do ano o CIA esteja com funcionamento com exclusividade e que seja iniciada a expansão do sistema para as comarcas do interior do Estado, com exceção das comarcas de Cuiabá e Várzea Grande, que devem iniciar o processo de implantação já no mês de agosto.
 
O gerente de projetos da TI, Odilon Rauen (à direita na foto), informou que 287 servidores do TJMT participaram dos treinamentos na Escola dos Servidores Desembargador Atahide Monteiro da Silva e que se surgirem novas demandas outras turmas serão criadas. “Os servidores que ainda não estão cadastrados para utilização do novo sistema devem entrar em contato com a TI, via SDK (sdk.tjmt.jus.br), e abrir o chamado efetuando o pedido. O acesso ao CIA é feito pela Intranet, no ícone CIA”, explicou.
 
As principais dúvidas de magistrados e servidores durante as apresentações e treinamento resultaram em 26 perguntas e respostas, dispostas no link FAQ, localizado na página criada exclusivamente para dirimir dúvidas sobre o sistema. Segue o link: https://www.tjmt.jus.br/cia/  
 
 
            Leia matérias correlatas:
 
 
 
 
 
 
 
Fotos: Jocil Serra/Agência Phocus
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
(65) 3617-3393/3394