Ir para o conteúdo principal
Selo de Transparência
Logo CNJ

 19/04/2017   15:00 

Compartilhe: 

Reunião alinha detalhes do Projeto Araguaia

Uma reunião na manhã desta quarta-feira (19 de abril), na Casa Civil, entre o Poder Judiciário de Mato Grosso e o Governo do Estado tratou do alinhamento de toda estrutura e logística necessárias para a realização do Projeto Araguaia. O juiz José Antonio Bezerra Filho apresentou ao secretário-adjunto de Gestão Integrada e Modernização Institucional, José Adolpho Vieira, o esboço para o cumprimento da ação, que está prevista para ocorrer na primeira quinzena de julho deste ano.
 
O projeto tem o objetivo de levar diversos serviços jurídicos e sociais à população da região do Araguaia. A primeira etapa será nos municípios de Alto Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho e Torixoreu.
 
De acordo com o juiz, a região foi escolhida, além da distância, por ter uma população que tem dificuldade de acesso a diversos serviços. “Pensamos no Vale do Araguaia por uma situação de dificuldade existente. A cidade mais perto de Luciara, por exemplo, é Barra do Garças, que fica a quase 1.000 km de distância. Por isso o objetivo é levar serviços que dificilmente lá chegariam e isso envolve um esforço hercúleo de todos os envolvidos, principalmente pelas dificuldades da própria região”.
 
Durante os dias do projeto, os mais variados serviços serão oferecidos, por meio do Tribunal de Justiça, Governo do Estado e cerca de 40 parceiros e instituições.
 
José Adolpho Vieira disse que o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, já havia determinado a participação do Estado. “Fechamos a equipe para realizar todo levantamento necessário. Tenho certeza que no mês de maio já teremos tudo certo para a realização em julho desse projeto”, frisou, ao destacar a importância do evento. “Vemos esse projeto com bons olhos. Essa região é deficiente de serviços e precisa de ações audaciosas e com visão humanística”.
 
A Defensoria Pública é parceira em mais um evento de grande porte como este e estava presente na reunião na pessoa do defensor Air Praeiro, que enfatizou estar honrado com o convite para mais esta empreitada. “Tão logo o Poder Judiciário nos convocou, através da iniciativa do doutor José Antonio Bezerra, nos predispusemos a atender o chamamento. Até porque esse convite vem ao encontro das funções institucionais da Defensoria, que é atender em todo gênero aqueles menos desfavorecidos pela sorte”, falou.
 
Outra reunião foi agendada para o próximo dia 3 com os parceiros. Na oportunidade, o projeto será apresentado para que sejam firmadas as responsabilidades e atribuições de cada um.
 
A segunda etapa do projeto Araguaia será em novembro nas cidades de Vila Rica, Luciara, São Félix do Araguaia, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Araguainha e Barra do Garças.
 
Leia mais sobre o assunto:
 
 
 
Dani Cunha/Fotos: Otmar de Oliveira (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409