Estação TJ recebe criador da guitarra de cocho
Nesta quarta-feira (15 de agosto) a Estação da Arte, da rádio web Estação TJ foi de muito rock com viola de cocho com o cantor, guitarrista e produtor musical cuiabano, Caio Espíndola Schlösser, de 31 anos, que vem consolidando uma carreira original com forte influência da cultura mato-grossense, mas sem esquecer suas raízes do rock n' roll. Há 4 anos agregou um elemento bastante peculiar ao seu trabalho autoral, quando desenvolveu a guitarra de cocho. As cinco cordas - na maioria das vezes, quatro de tripa animal e uma de aço - deram lugar a quatro, sendo todas de aço. O instrumento, cujo som embala as rodas de cururu e siriri no Estado, agora pode soar rock'n'roll. “A guitarra de cocho veio para mostrar o amor, o respeito e a preocupação em preservar a cultura cuiabana e também para divulgar o regional. O instrumento é um exemplo da capacidade de evolução do povo cuiabano. Com características bem parecidas com a tradicional viola de cocho, a guitarra permite uma maior variação sonora colocando a cultura cuiabana em linguagens internacionais,” destacou Billy Espíndola, como é conhecido.
A guitarra de cocho não foi o primeiro instrumento criado por Billy Espíndola, que é autodidata e começou a se interessar por música aos 7 anos, ele também criou a Skatetarra, uma guitarra em formato de skate.”Eu sou skatista e por isso adaptei o skate, tudo para impulsionar e fazer algo diferenciado pelo rock, que eu considero um estilo de vida, uma atitude e um pensamento”.A após contar um pouco de sua trajetória artística e tocar uma versão do lambadão cuiabano “Toque Toque DJ”, em ritmo de rock, na guitarra de cocho e usando um copo de vidro, o músico agradeceu a oportunidade de participar do programa da web rádio do Poder Judiciário de Mato Grosso (PJMT). “O TJ tá de parabéns por essa rádio e pelo espaço para os artistas. É uma iniciativa sensacional para a cultura. Eu acho muito importante para valorizar o trabalho dos profissionais”, disse entusiasmado Billy com sua participação.
O nome artístico: Billy é um apelido que desde que começou a tocar os amigos deram ao compositor e Espíndola é o sobrenome da mãe dele, e como Espíndola tem todo um viés artístico por causa da sua tia Tete Espíndola, ele adaptou ao seu nome artístico.
A viola de cocho- Em 2004 foi reconhecida como patrimônio imaterial nacional
Leia notícias correlatas:
Cleci Pavlack/Fotos: Otmar de Oliveira (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409











