acessibilidade do site.

 19/12/2024   20:50   

Compartilhe: 

Nova Diretoria TJMT: Familiares relembram trajetórias de desafios e conquistas

Um grupo de pessoas está reunido no plenário, voltado para a frente. Em primeiro plano, várias mulheres estão em fila, vestidas com roupas formais.

Uma mistura de emoções e sentimento de conquista marcou a memória dos familiares da nova Diretoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (Biênio 2025/2026) que prestigiaram a solenidade de posse realizada na tarde desta quinta-feira (19 de dezembro).  A cerimônia foi realizada no Plenário “Desembargador Wandyr Clait Duarte” (Plenário 1), na sede do Palácio da Justiça, em Cuiabá. A nova gestão assumirá os trabalhos a partir do dia 1° de janeiro de 2025.

Sob a liderança do desembargador, José Zuquim Nogueira (presidente do TJMT), reforçada pela desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho (vice-presidente) e do desembargador José Luiz Leite Lindote (corregedor-geral da Justiça), o Poder Judiciário de Mato Grosso será comandado por pessoas dedicadas, humanas e justas, conforme descrevem os familiares dos magistrados e da magistrada.

Sereno e justo

Companheira de vida, Janete Gaspar Nogueira, esposa de José Zuquim não encontrava palavras para resumir a longa trajetória do esposo, que alcança o ápice da carreira como presidente do Tribunal de Justiça do Estado. 

“De Porto dos Gaúchos [município] ao Tribunal de Justiça foi um percurso de altos e baixos, que viemos lutando perseverantes em busca da justiça. Digo isso porque a Justiça é um ideal de toda a família, que pensa sempre nas pessoas, no ser humano. Acompanhamos o Zuquim em todos os momentos, com apoio e incentivo para que ele chegasse nessa fase da carreira, fechando com chave de ouro”.

A conquista encheu de orgulho o cunhado do novo presidente do TJMT, Eurico Manuel Figueiredo Santana. “É uma satisfação ver a evolução dele durante toda a minha vida e agora chegou o momento maior, que é uma alegria imensa para toda família. Não só pelo cargo que ele passa a ocupar, mas pelo trabalho que ele fez a vida toda para chegar onde chegou”.

Para prestigiar um amigo de longa data, os quilômetros entre Rondonópolis e Cuiabá foram pequenos para Áureo Candido Possa, de 86 anos. Antes amigo de João Gualberto Nogueira, pai do desembargador Zuquim, ele ressaltou o perfil calmo e tranquilo do novo presidente do TJMT. 

“O desembargador Zuquim é calmo. Enfrenta as dificuldades e nunca correu do páreo, sempre enfrentou os desafios e colocou o seu nome a julgamento da sociedade e colegas desembargadores sendo eleito. Isso é o resultado do seu trabalho, pois quem planta o bem colhe o bem. Tenho certeza que ele fará uma excelente gestão”.

Mãe aguerrida e altruísta 

A imagem mostra uma mulher com cabelos longos e escuros usando óculos e um top laranja ombro a ombro com detalhes de renda preta.Assim descreveram os filhos da desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho durante a solenidade de posse da mãe.

Para Alessandra Carvalho Mariano sua mãe é um exemplo de força e simplicidade, que dedicou a vida ao estudo e trabalho. “A minha mãe é uma mulher de fibra, ela é guerreira, ela enfrentou vários obstáculos antes dela passar em concurso para ser juíza”, recorda. Alessandra fala dos ensinamentos que aprendeu com a mãe, sempre humilde e justa. “Ela sempre nos ensinou a essência de fazer o correto e o certo, mesmo diante de dificuldade financeira, sempre permanecer na linha da honestidade e do estudo”.

Alessandra ressaltou também o comprometimento da mãe para garantir o melhor para os três filhos. “Ela estudou e passou no concurso da magistratura, não por achar bonito, mas por necessidade. Ela precisava de dinheiro para sustentar os filhos. Então, eu vi a minha mãe estudando de madrugada, os dedos todos calejados de tanto fazer resumos. Vê-la agora é um momento de muita emoção e orgulho”.

A emoção também tomou conta do filho da desembargadora, José Mariano de Almeida Neto. Ele se lembra da dedicação da mãe, que enfrentou preconceitos para educar os filhos. “Ela é uma guerreira, que se divorciou em uma época em que isso ainda era um tabu, enfrentou preconceito, barreiras e hoje alcança o ápice da carreira como vice-presidente do TJMT”.

“Para nós, que a acompanhamos em todas as dificuldades, é um sentimento de orgulho. Ela é um espelho para nós, ela é uma pessoa bondosa, caridosa, humilde e essa é sua principal marca, que irá refletir na sua gestão”.

Correto e justo

Para a família do desembargador José Luiz Leite Lindote, empossado como corregedor-geral da Justiça, os anos de dedicação culminaram na nova conquista do magistrado.

“Não assimilamos ainda essa nova realidade, mas creio que será muito tranquilo porque ele já tem experiência na atuação de Corregedoria. O que posso dizer agora é que o perfil do Lindote é trabalho. É um homem articulado, dedicado e muito pontual, correto e honesto. Desejo que ele continue fazendo o seu trabalho de excelência nesta nova jornada”, declarou Eva de Almeida Nunes Lindote, esposa do desembargador.


Confira mais fotos no Flickr do TJMT

Leia também:

Nova diretoria toma posse à frente do Poder Judiciário para o biênio 2025/2026

Priscilla Silva / Foto: Alair Ribeiro

Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT

imprensa@tjmt.jus.br

Notícias Relacionadas

 20/12/2024   15:22

Autoridades prestigiam posse da nova diretoria do Poder Judiciário de Mato Grosso

 Continuar lendo

 19/12/2024   20:23

Nova diretoria toma posse à frente do Poder Judiciário para o biênio 2025/2026

 Continuar lendo

 23/05/2025   13:29

Tribunal de Justiça conclui 97% das ações e celebra avanços nos primeiros meses de gestão

 Continuar lendo