Ir para o conteúdo principal
Selo de Transparência
Logo CNJ

 20/10/2026   16:20   

Compartilhe: 

Vai participar da 8ª Corrida do Judiciário? Confira dicas para cuidar do corpo

Arte em fundo verde com o logo branco da "8ª Corrida do Judiciário 2026", ilustrado por um casal correndo. Na parte inferior, marcas de realização: AMAM e Poder Judiciário Mato Grosso.Quem vai participar da 8ª Corrida do Judiciário precisa preparar o corpo antes mesmo de calçar o tênis. Com as altas temperaturas de Cuiabá, cuidar da hidratação e escolher os alimentos certos são medidas importantes para encarar a prova com mais disposição e sem descuidar da saúde.

Para ajudar os participantes a chegarem bem ao fim dos percursos, a nutricionista do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Sônia Maria de Aguiar Pace, compartilha orientações simples para manter a energia, evitar a desidratação e ajudar o organismo a se recuperar depois da atividade física.

Preparação começa na véspera

Mulher de cabelos castanhos curtos e óculos de armação escura olha ligeiramente para cima. Usa blusa branca com detalhes em renda nos ombros. Ao fundo, parede e calendário desfocado.Segundo a nutricionista, manter o corpo hidratado é um dos principais cuidados. Ela explica que o ideal é começar a beber água regularmente já no dia anterior à corrida. Incluir frutas e verduras nas refeições também ajuda, pois esses alimentos fornecem água, vitaminas e minerais importantes para o organismo.

“Deve-se priorizar uma boa hidratação, pois estamos em um período de altas temperaturas e calor intenso. Isso vai exigir muito do organismo, fazer transpirar muito. Então, essa hidratação tem que ser feita já na véspera. Também priorizar verduras e frutas na alimentação”, afirma Sônia.

O que comer antes da largada?

Na manhã da prova, a recomendação é escolher alimentos que forneçam energia sem causar desconforto durante a atividade física. A orientação é evitar experimentar alimentos novos justamente no dia da corrida. Pão, torradas e tapioca são algumas das opções citadas pela nutricionista.

“Nessa refeição, deveria priorizar o consumo de carboidrato. E o que pode ser? Pode ser o pão, comer uma torrada, a tapioca. Se a pessoa gosta e tem o costume, pode consumir também um cuscuz, a batata doce”, lista a nutricionista.

Durante o percurso, atenção à hidratação

Ao longo da atividade, a água é fundamental para repor parte dos líquidos perdidos com o suor. Além de beber água, molhar a cabeça pode ajudar a diminuir a sensação de calor durante o percurso. Esse cuidado merece atenção especial em dias quentes, quando o organismo pode perder mais líquidos.

Depois da chegada, o corpo precisa se recuperar

Cruzar a linha de chegada não significa que os cuidados terminaram. Sônia recomenda reservar um tempo para descansar e evitar bebidas alcoólicas. Neste momento, as frutas e verduras continuam sendo boas aliadas, desta vez para recuperação do desgaste físico.

“É preciso cuidar com o descanso, com repouso, evitar a bebida alcoólica, pois ela vai levar a uma desidratação maior. Também comer bastante frutas e verduras, que são alimentos que irão repor os eletrólitos, as vitaminas e os minerais que a pessoa perde pelo suor excessivo”, completa Sônia.

Sobre a 8ª Corrida do Judiciário

Idealizada pelo TJMT e realizada pela Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam), a corrida busca incentivar a prática esportiva, a qualidade de vida e a integração social. O evento esportivo será realizado no dia 8 de novembro, com largada e chegada em frente ao Fórum de Cuiabá.

A largada está prevista para 6h para os atletas PCD e às 6h01 para o público geral. A programação inclui caminhada de 3 km e corridas de 5 km e 10 km, nas categorias público geral, magistrados, servidores do Judiciário e atletas com deficiência (PCD).

Assista a matéria no YouTube do TJMT


Bruno Vicente/Junior Silgueiro / Foto: Rodrigo Moura

Coordenadoria de Comunicação do TJMT

imprensa@tjmt.jus.br

Notícias Relacionadas

 10/09/2026   16:05

8ª Corrida do Judiciário atinge mil inscritos em 10 dias e encerra inscrições

 Continuar lendo

 06/12/2024   18:15

TJMT cria fluxo pré-processual para reduzir judicialização e agilizar atendimento de usuários do SUS

 Continuar lendo

 04/04/2026   10:54

Justiça fixa multa para garantir vaga em UTI, inclusive UTI aérea, após descumprimento de decisão

 Continuar lendo