Ir para o conteúdo principal
Selo de Transparência
Logo CNJ

 24/04/2026   16:43   

Compartilhe: 

Rádio TJ: Podcast mostra ferramenta que amplia acessibilidade no portal de notícias do TJMT

Fundo azul com ícone branco de microfone centralizado. Abaixo, lê-se “Prosa Legal” em letras brancas e, em seguida, “Uma boa conversa no rádio!”, também em branco. Design simples e direto.Compreender textos em sites pode ser um desafio para quem tem dislexia ou TDAH. O portal de notícias do TJMT busca atender desde quem usa leitor de tela até quem tem baixa visão ou possui dificuldade de leitura e concentração.

Neste último episódio do podcast Prosa Legal da temporada “Justiça Acessível e Inclusiva”, participa Marcelo Barcelar, gerente de projetos do Departamento de Sistemas e Aplicações do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

Vamos conhecer a Rybená, uma ferramenta que está ajudando a tornar o site tjmt.jus.br ainda mais acessível para todos os públicos.

Por que Rybená?

A equipe da Coordenadoria de Tecnologia da Informação do TJMT escolheu a Rybená por se tratar de um software que reúne várias funções importantes, como leitura em voz, tradução em Libras, adaptação de texto e compatibilidade com leitores de tela, tudo dentro das normas de acessibilidade.

Onde está a Rybená?

No site tjmt.jus.br, do lado esquerdo da tela, são três ícones na cor azul claro, um com mãos representando a tradução em Libras, um de áudio que ativa a leitura em voz e outro com um olho representando a acessibilidade.

É nesse último que estão várias funções que facilitam a leitura, principalmente para quem tem dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, mais conhecido como TDAH. A ferramenta também usa inteligência artificial para descrever imagens e fazer resumos dos textos. Tudo isso com poucos cliques.

Mais do que tecnologia, a Rybená representa inclusão, ajuda a quebrar barreiras e garante que mais pessoas consigam acessar informações e exercer direitos com autonomia.

Dá o play no episódio completo do Prosa Legal.

Confira também:

Episódio 01 | Prosa Legal | Justiça Acessível e Inclusiva, nova temporada tá no Play!

Episódio 02 | Prosa Legal: Dislexia ou TDAH — quando lertambém é uma barreira?

Elaine Coimbra

Coordenadoria de Comunicação do TJMT

imprensa@tjmt.jus.br

Notícias Relacionadas

 09/10/2026   16:56

Juiz alerta sobre aliciamento de crianças e adolescentes nas redes

 Continuar lendo

 13/10/2026   12:27

Psicóloga do TJMT alerta que é preciso reagir ao estresse logo nos primeiros sinais; ouça o podcast

 Continuar lendo

 10/04/2026   10:00

Nova temporada do Prosa Legal aborda acessibilidade na Justiça

 Continuar lendo