Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

04.10.2011 10:33

Julgamento de três réus tem início em Matupá
Compartilhe
Tamanho do texto:
A Justiça iniciou há pouco (4 de outubro) o julgamento de três dos 18 acusados de participação no crime que ficou conhecido como a “Chacina da Matupá”. Centenas de pessoas compareceram ao Fórum da Comarca de Matupá (695km a norte de Cuiabá) para ter acesso às senhas que deram direito a acompanhar o julgamento de Valdemir Pereira Bueno, Santo Caione e Alcindo Mayer. O acusado Arlindo Capitani, que também seria julgado hoje, teve o processo desmembrado, após a alegação da defesa de que o mesmo não teria sido intimado sobre o julgamento.
 
O presidente do Tribunal do Júri, Tiago Souza Nogueira, explicou que o julgamento seguirá a disposição de chamada dos réus, sorteio dos jurados para formação do Conselho de Sentença, juramento dos membros do conselho e instruções. “É a conclusão de um trabalho judicial que enfrentou dificuldades em detrimento da complexidade do caso, que envolveu dezenas de acusados”, pontuou o magistrado. Não há previsão de horário para a conclusão do julgamento.
 
A formação do Conselho de Sentença ocorreu dentro da normalidade, embora para a composição do grupo de sete jurados, sorteados dentre 25 pessoas da comunidade, cinco tenham sido recusados pela defesa ou acusação, que têm direito ao ato, sem maiores explicações. Em seguida as testemunhas de defesa e acusação começaram a ser ouvidas. Na sequência, após o recesso previsto, serão iniciados os debates, com 2h30 de explanação para acusação e o mesmo período para a defesa. Logo após a réplica, com duas horas para a acusação e a possibilidade de tréplica, com outras duas horas para a defesa. O Conselho de Sentença se reúne em sala secreta para a votação. O julgamento será concluído com a sentença determinada pelo juiz.   
 
Ao todo, 117 pessoas da comunidade local, entre elas estudantes de Direito, acompanham o julgamento. Algumas pessoas sequer tinham nascido na ocasião do crime. Foi o caso da estudante Rosangela Souza. “Eu me lembro que era muito pequena e as pessoas comentaram sobre este crime. Acho que é importante a conclusão dele por intermédio da Justiça. E quero acompanhar de perto o desfecho“, definiu a estudante.
 
A primeira testemunha de acusação está sendo ouvida neste momento. Ela disse que apenas um dos acusados presentes ao julgamento estaria na chacina. Defesa e Ministério Público debatem sobre legalidades atinentes à coleta dos testemunhos. Um esquema especial de segurança, envolvendo detector de metais, foi montado pela Polícia Militar, que também teve o efetivo reforçado. 
 
A Coordenadoria de Comunicação do TJMT está acompanhando o julgamento em tempo integral. Em instantes serão divulgadas mais informações.
 
 
Relembre o caso – A chacina no Município de Matupá ocorreu em 23 de novembro de 1990. Na oportunidade, Ivacir Garcia dos Santos, 31, Arci Garcia dos Santos, 28, e Osvaldo José Bachinan, 32, após uma tentativa de assalto, teriam invadido uma residência e mantiveram duas mulheres reféns, por mais de 15 horas. A Polícia Militar foi acionada e os assaltantes se renderam. No entanto, eles foram capturados pelos populares, levados até a praça pública, espancados e queimados. A ação foi registrada por um cinegrafista e as imagens repercutiram em todo o mundo.
 
           Leia outras notícias sobre o assunto:
 
 
 
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tj.mt.gov.br
(65) 3617-3393/3394