Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

22.04.2015 16:18

Advogados recebem treinamento sobre PJe
Compartilhe
Tamanho do texto:
 
Mais agilidade nos trabalhos. Com essa premissa, advogados receberam, na manhã desta quarta-feira (22 de abril), o treinamento sobre a funcionalidade e manuseio do programa Processo Judicial Eletrônico (PJe). A capacitação, oferecida a diversos públicos pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, na Escola dos Servidores, ocorre até o dia 30 de abril.
 
O PJe foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e é utilizado para gerenciamento de toda a tramitação dos processos, desde a proposição da ação até a sentença e arquivamento.
 
O gerente de projetos de TI do Tribunal de Justiça, Rafael Kloeckner, explicou que o objetivo principal do treinamento é que os servidores e integrantes de instituições parceiras que receberão a capacitação estejam habilitados a usarem o PJe. No caso deste primeiro treinamento, os advogados foram capacitados pela manhã.
 
Atualmente o PJe está implantado em 23 unidades em Mato Grosso e no mês de maio será a vez da Vara de Execução Fiscal receber a ferramenta. “O treinamento é uma capacitação completa, onde eles saberão desde configurações necessárias para o Processo, o uso do sistema, das unidades onde estão implantados para poderem atuar e qual o avanço do PJe dentro do judiciário, além de todas as funcionalidades disponíveis”.
 
A capacitação, de acordo com o gestor de projetos, também é uma troca de experiência. “No treinamento podemos sentir as necessidades dos participantes e atuar para melhorar o processo juntamente com eles”, complementou.
 
Uma das grandes importâncias do programa é a economia de recursos, especialmente de papel, por conta das petições e decisões de magistrados que deixarão de ser impressas. É o que pontuou o advogado Zelcy Luiz Dall’Acqua, que participou do treinamento e ressaltou a iniciativa por parte do judiciário mato-grossense, de modernizar o sistema para tornar a justiça mais célere e acabar com o enorme volume de papel que ficam nas prateleiras.
 
“O PJe vai facilitar a vida dos profissionais da justiça e o treinamento é dado a tempo. Esse é o caminho para o futuro e a tendência é o papel desaparecer. O TJ está de parabéns ao tomar essa iniciativa de realizar essa capacitação”, ressaltou.
 
Outra vantagem destacada pelo advogado no que se refere ao PJe é sobre a facilidade que será a consulta dos processos via sistema, o que mostra a importância da tecnologia. Porém, ele fez uma ressalva no que diz respeito a se fazer qualificações como esta ainda nas faculdades. “É muito importante preparar os profissionais ainda nas faculdades, porque não somos técnicos, daí a nossa dificuldade”, frisou.
 
 
Ainda nesta quarta-feira, no período vespertino a capacitação está sendo oferecida a membros do Ministério Público, Defensoria Pública e Procuradorias do Estado e Município. De 27 e 30 de abril, servidores e magistrados da Vara de Execução Fiscal passarão pelo treinamento.
 
Os cursos são feitos sempre em duas etapas distintas, contemplando o público interno e o externo. A expectativa do TJMT é atender 100% de instalação do PJe em 2018.
 
 
Confira abaixo o cronograma da capacitação:
 
 
22/04 – das 8h às 12h
Público: Advogados
 
 
22/04 – das 14h às 18h
Público: Ministério Público, Defensoria Pública, Procuradoria do Estado e Procuradoria Municipal
 
 
27/04 – das 8h às 12h
Público: Oficiais de Justiça
 
 
28 e 29/04 – das 8h às 12h e das 14h às 18h
Público: Servidores da Secretaria
 
 
30/04 – das 8h às 12h e das 14h às 18h
Público: Magistrados e Assessorias
 
 
Leia mais sobre o assunto:
 

PJe: link para capacitação está disponível
 
PJe chega à Vara de Execução Fiscal

Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3409